Passo da Pátria: PMs que atuaram em ação com morte de mulher são afastados

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) afastou de suas funções operacionais quatro policiais militares que participaram da operação, neste final de semana, na Comunidade do Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal, que resultou na morte de Bárbara Kelly Araújo Nascimento, de 34 anos, moradora da comunidade. Os policiais afastados atuarão em funções administrativas.

A família está desolada. O sentimento é que arrancaram um pedaço da gente. Agora é pedir que Deus conforte e faça justiça na Terra, o que sabemos que é difícil“, desabafa José Fabrício de Araújo, irmão da vítima.

Bárbara, que trabalhava como auxiliar administrativa em uma loja de Parnamirim, deixou uma filha de 4 anos de idade.

Temos uma família unida, um vai dar suporte ao outro e cuidar da criança, tem a família do pai também. Era minha mãe que já cuidava dela quando minha irmã ia trabalhar“, conta Fabrício, que está há dois dias sem dormir.

Minha mãe ainda está em estado de choque“, acrescenta.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado pela Polícia Militar, com prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, para apuração dos procedimentos polícias adotados durante a ação realizada na comunidade. Além disso, a Polícia Civil também instaurou inquérito criminal, com prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, com o objetivo de apurar a morte da moradora.

O caso

Um tiroteio teria começado durante patrulhamento de rotina da Força Tática da Polícia Militar na Comunidade do Passo da Pátria.

Bárbara Kelly Araújo Nascimento foi baleada na porta de casa, na noite do sábado (12), pouco depois de chegar do trabalho.

Ela chegou às 16h do trabalho e os tiros ocorreram às 18h. Ela já tinha ido pegar a filha na casa da nossa mãe, estava sentada na calçada com outra irmã, a cunhada e filha, tinham pedido um lanche. Eu estava em uma conveniência assistindo jogo. Depois de cinco minutos chegou a notícia, saí correndo e quando cheguei lá, ela já tinha sido socorrida pelo marido no carro de um vizinho, mas não resistiu“, lamenta Fabrício, que é o irmão mais velho de um total de quatro, sendo três mulheres.

Os moradores farão um protesto pacífico nesta segunda (14).

Saiba +
Mulher morta durante operação policial no Passo da Pátria é sepultada em Natal

A família da vítima contesta a versão da Polícia Militar de que houve “confronto”. Segundo familiares de Bárbara o que aconteceu foi “apenas a brutalidade de agentes do Estado que entraram atirando, sem qualquer respeito pela vida”.

Na mesma noite em que Bárbara foi morta, moradores protestaram incendiando objetos e bloqueando o trânsito na Avenida do Contorno, que margeia o Passo da Pátria.

Ainda não se sabe de onde partiu o tiro que vitimou Bárbara. Ela chegou a ser levada pelos moradores ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo de Bárbara Kelly Araújo Nascimento foi sepultado nesta segunda (14) no cemitério do Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. 

Homenagem

Mural com fotos de Bárbara I Imagem: cedida

Moradores do Passo da Pátria criaram um perfil no Instagram, onde postaram uma nota de repúdio dizendo que a comunidade estava de luto, acusando os policiais pela morte da jovem e pedindo “justiça por Bárbara”.

A nota também critica “jornalistas que se recusam a descer e ouvir a população”, afirmando que essa atitude “é cúmplice”. “Estão ouvindo apenas a versão da polícia, que mente para tentar justificar o injustificável. Bárbara não era bandida. Bárbara era mãe, era filha, era parte da nossa comunidade e nós não vamos nos calar. Exigimos justiça”.

The post Passo da Pátria: PMs que atuaram em ação com morte de mulher são afastados appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.