Ciclone impulsiona ar frio ao RS

Saiba quando começa o frio mais rigoroso

Um ciclone extratropical localizado neste domingo (13) sobre o Oceano Atlântico, a leste da província argentina de Buenos Aires, impulsionou ar mais seco e frio para o Rio Grande do Sul, favorecendo a melhora do tempo em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema não é intenso e se afasta do continente nesta segunda-feira (14), sem oferecer riscos ao Sul do Brasil.

Com isso, o início da semana será de tempo firme e temperaturas agradáveis. O sol aparece em todo o território gaúcho, com poucas nuvens e períodos de céu claro, especialmente no Oeste.

As madrugadas, por sua vez, ficam mais frias, com marcas abaixo dos 10°C na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste. À tarde, os termômetros sobem e as máximas variam entre 22°C e 25°C na maior parte dos municípios.

Apesar do ingresso de ar frio, o resfriamento não é intenso. A tendência é de temperaturas mais amenas nas próximas semanas, mas ainda sem previsão de massas de ar polar de forte intensidade.

E o inverno, chega mais cedo em 2025?

Enquanto o inverno astronômico começa apenas em 20 de junho, às 23h42, o inverno meteorológico, adotado pela climatologia para fins comparativos, inicia em 1º de junho. Historicamente, o frio mais rigoroso costuma ocorrer ainda em junho, mesmo antes do solstício.

Nos últimos anos, já houve episódios de frio extremo e até neve em abril e maio, como ocorreu em 1999, 2022 e 2023. No entanto, análises dos modelos climáticos europeus e norte-americanos para os próximos 40 dias não indicam, por ora, a chegada de massas de ar polar intensas. O cenário aponta para incursões de ar frio de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de geadas pontuais, mas sem eventos extremos.

Sem a presença de fenômenos como El Niño ou La Niña, o Oceano Pacífico está atualmente em fase de neutralidade. Isso diminui o impacto de padrões de grande escala e aumenta a importância das chamadas teleconexões de curto prazo, como a Oscilação Antártica (AAO), que influencia diretamente a chegada de ar polar ao continente.

Até o momento, a AAO permanece em sua fase positiva, o que limita o avanço do frio mais intenso para o Sul do Brasil. A expectativa é de que o frio ganhe força gradualmente a partir de maio, mas, por enquanto, não há indicativos de que o inverno vá chegar de forma antecipada com intensidade acima da média.

Fonte: MetSul Meteorologia

The post Ciclone impulsiona ar frio ao RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.