Guilherme Winieski lidera classificação de sprints; Gabriel Metzger é vice-líder na montanha com Magno Nazaret em terceiro
Em um dia bastante tumultuado e com redução da quilometragem da terceira etapa, a Volta do Uruguai teve o pódio totalmente uruguaio neste domingo (13 de abril) em Tacuarembó.
A vitória foi de Juan Zimmermann (Peñarol de Colônia), que completou os 50km em 1h11min05s. A segunda colocação ficou com seu companheiro de equipe Frank Catriel Hernandes e Gonzalo Aguilera Freitas (Club Ciclista Los Magos) completou o pódio na terceira colocação.
Segundo a organização, a etapa teve a quilometragem reduzida drasticamente por conta da má conservação da estrada. A largada prevista para as 10 horas foi adiada para depois do meio-dia em um novo local, o que gerou protestos no pelotão.
“Acho que os ciclistas têm razão em protestar. É difícil para o atleta se programar e sair de madrugada para um longo deslocamento. O ciclista faz a programação para se alimentar, a equipe planeja o abastecimento e as coisas mudam de última hora. Nós seguimos as orientações da organização e não nos envolvemos no protesto, mas acredito que poderia ser melhor organizada a etapa”, disse o ciclista Márcio May da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, de Rio do Sul (SC).
Sem disputas do prêmio de montanha e de sprint, o pelotão rodou compacto a maior parte do tempo até que um grupo de nove ciclistas uruguaios saiu em uma fuga e cruzaram a meta cerca de dois minutos à frente do pelotão principal.
Com o resultado, o Clube Ciclista Audax assumiu a liderança da classificação por equipes, com 54s de vantagem sobre a equipe paulista Swift Pro Cycling. A seleção da Venezuela é a terceira, a 1 minuto e o time catarinense ocupa a 10ª colocação, a 1min52s. As demais classificações permaneceram inalteradas.
Liderança na classificação de sprints e vice-liderança na montanha
A ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax manteve a liderança na classificação de sprints (camisa verde) com Guilherme Winieski.
“Mantemos a camisa verde. Hoje foi um dia atípico. Era para ser 113km, mas foram só 50km, sem disputas de montanha e de sprint bonificado. Tem mais corrida pela frente e vamos trabalhar para manter a liderança de sprints até o final da prova”, disse Winieski.
Gabriel Metzger por sua vez é o vice-líder da classificação de montanhas e Magno Nazaret é o terceiro, ambos com 4 pontos. Por conta do desempenho na etapa 2B, Magno Nazaret foi eleito o mais combativo e assumiu a camisa azul.
A liderança da classificação geral individual (camisa amarela) continua com Leangel Linarez (Seleção da Venezuela), que administra uma vantagem de 9 segundos sobre o paranaense Otávio Gonzeli e 10 segundos sobre o fluminense Vinícius Rangel, ambos da Swift Pro Cycling. Gonzeli é o atual líder da classificação de montanha (camisa vermelha) e seu companheiro Gabriel Sousa lidera a classificação da Sub-23 (camisa laranja).
A Volta do Uruguai prossegue nesta segunda-feira com a quarta etapa de 192,4km entre Tacuarembó e Paysandú. A largada será às 8h55 e prova terá transmissão ao vivo pela CX 30 Rádio Nacional e pelo canal de Youtube da Federação de Ciclismo do Uruguai https://www.youtube.com/c/federacionciclistauruguaya
OS RESULTADOS COMPLETOS ESTÃO NO SITE:
https://www.puntodecontrol.com.uy/vuelta-ciclista2025/
ETAPAS DA VOLTA DO URUGUAI 2025:
11-04 – Etapa 1: Montevidéu–Rocha – 197km
12-04 – Etapa 2A: Crono por equipes – Treinta y Tres – 10km
12-04 – Etapa 2B: Treinta y Tres–Melo – 110km
13-04 – Etapa 3: Caraguatá–Tacuarembó – 120km
14-04 – Etapa 4: Tacuarembó– Paysandú – 199km
15-04 – Etapa 5 A: Crono individual – Paysandú -15km
15-04 – Etapa 5 B: Paysandú–Mercedes – 120km
16-04 – Etapa 6: Mercedes–Carmelo – 199km
17-04 – Etapa 7: Agraciada–Durazno – 190km
18-04 – Etapa 8: Durazno–Trinidad – 180km
19-04 – Etapa 9: Santa Lucía–Maldonado – 170km
20-04 – Etapa 10: Maldonado–Montevidéu – 190km
Mais informações sobre a Volta do Uruguai:
federacionciclista.com.uy
http://www.instagram.com/fedciclistauy
SOBRE MÁRCIO MAY
Natural de Salete (SC), Márcio May integrou a seleção brasileira durante 18 anos, é tetracampeão da Volta a Santa Catarina, participou de três olimpíadas, foi campeão pan-americano de resistência, medalhista de bronze na crono dos Jogos de Pan-Americanos de Winnipeg, além de inúmeras medalhas em campeonatos sul e pan-americano de estrada, crono e pista.
SOBRE A EQUIPE ACRS CYCLING TEAM/ROYAL CICLO/AUDAX
O projeto da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax foi idealizado em 2017 e em 2018 a equipe iniciou os trabalhos, inicialmente com o objetivo de ser competitiva dentro do estado de Santa Catarina e com foco nos Jogos Abertos.
Gradualmente a equipe foi se estruturando e com apoio de empresas privadas foi evoluindo. Em 2019, ganhou reforço de atletas e em 2020 iniciou um projeto de atletas de base
Marcos Adami – Jornalista responsável
Fotos de divulgação Rodrigo Philipps
O conteúdo ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax mantém a liderança de sprints na Volta do Uruguai aparece primeiro em Portal Timbó Net.