A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (15) uma grande operação para desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo. A ação, batizada de Operação Virginia, ocorre simultaneamente em sete cidades do Rio Grande do Sul e do Paraná, além de presídios gaúchos.
Até o momento, ao menos 10 pessoas foram presas. Ao todo, são cumpridas 32 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. As diligências ocorrem em Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Gramado, Erechim e Curitiba.
A investigação começou em maio de 2023, após a prisão em flagrante de dois suspeitos com drogas, dinheiro e celulares. A partir desse ponto, a polícia conseguiu identificar outros integrantes da facção, que tem atuação em diferentes municípios gaúchos. O grupo seria oriundo de bairros da zona sul da Capital e teria sofrido mudanças na liderança após o assassinato do seu principal comandante dentro de uma penitenciária.
Durante a apuração, foram interceptadas mensagens entre os integrantes da quadrilha. Em uma das conversas, um criminoso oferecia uma pistola calibre .40 pelo valor de R$ 10 mil, com entrega prevista para o município de Guaíba. Em vídeos obtidos pela polícia, integrantes do grupo exibem grandes quantidades de maconha prensada e pasta base de cocaína.
Além das ações em domicílios, os policiais também cumprem mandados dentro de presídios, com o objetivo de enfraquecer a atuação da facção a partir das unidades prisionais. A investigação continua em andamento.
The post Polícia Civil realiza operação contra facção criminosa com ações em sete cidades do RS e no PR appeared first on Agora No Vale.