O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma cirurgia neste domingo 13 no Hospital DF Star, em Brasília. Ele está internado na unidade desde sábado, após ser transferido de Natal para a capital federal. A confirmação do procedimento foi feita pelo próprio ex-presidente em mensagem enviada a parlamentares aliados.
“Domingo, logo mais, às 08h me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem”, declarou Bolsonaro no comunicado.
Bolsonaro foi transferido em uma UTI aérea por volta das 19h deste sábado 12, após ter sido hospitalizado em Natal na sexta-feira 11, à tarde, com dores abdominais. Em Brasília, Bolsonaro deverá ser submetido a uma nova cirurgia.
O ex-mandatário chegou à capital federal por volta das 21h30 e foi levado ao Hospital DF Star aproximadamente às 22h.
Durante uma agenda no Rio Grande do Norte, Bolsonaro visitaria diversos municípios e obras financiadas pelo governo federal durante seu mandato. No entanto, passou mal ainda na manhã de sexta-feira, enquanto estava em Tangará, cidade localizada a cerca de 90 km de Natal. Ele foi rapidamente levado de carro até o Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde foi estabilizado.
Após os primeiros cuidados, foi transportado de ambulância até o estádio municipal de Santa Cruz e, de lá, transferido de helicóptero, operado pela Secretaria de Segurança Pública do estado, para o Hospital Rio Grande, em Natal.
Pelo X (antigo Twitter), Bolsonaro compartilhou que os médicos identificaram uma complicação no intestino delgado, que pode ter causado o mal-estar. Segundo ele, isso seria um efeito colateral das diversas cirurgias às quais foi submetido após o atentado a faca durante a campanha presidencial de 2018 — episódio que já resultou em pelo menos cinco intervenções cirúrgicas.
Em atualização