Leia Também:
ViaBahia sai de cena e governo já tem data para assumir rodovias
Adeus à ViaBahia? Nova concessão pode mudar tudo ainda este mês
Permanência da ViaBahia gera frustração: “Estávamos contando os dias”
Permanência da ViaBahia na BR-324 e na BR-116 deve ser prorrogada
“Ela foi considerada a pior concessão da história das concessões do Brasil, por isso ela vai ser revista e estamos tirando a ViaBahia, mas não está sendo fácil. Só o baiano sabe o que significa a ViaBahia administrando a 116 e a rodovia que liga Feira de Santana a Salvador”, iniciou Renan Filho.Ainda de acordo com o ministro, as BR-116 e 324 precisam de um investimento de R$ 10 bilhões, com um novo leilão previsto para 2025. “A União vai fazer investimentos públicos e melhorará a qualidade do pavimento. Vamos conceder no final do ano. Teremos um ano para esse processo andar, com uma consulta pública que foi recentemente aberta para ouvir a sociedade”, afirmou.A concessionária foi responsável por operar as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 desde 2009. Contudo, o contrato foi alvo de diversas disputas entre a empresa e o poder público em virtude do descumprimento de obrigações pré-estabelecidas.A gestão dos trechos foi assumida pela União, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) após uma negociação com o Tribunal de Contas da União (TCU), o ministério e a concessionária.A decisão autorizou o encerramento do contrato em 31 de março e estabeleceu um pagamento de R$ 892 milhões à ViaBahia, contudo, a falta de pagamento de parte da indenização à concessionária via governo federal fez com que a atuação da empresa se prolongasse no estado. O governo federal assumirá as vias a partir do dia 15 de maio. Com a saída da concessionária, as estradas serão administradas pelo DNIT.