‘Hoje é a lei da selva’, diz ex-diretor da Organização Mundial do Comércio sobre relações comerciais em meio à guerra tarifária

Para Roberto Azevêdo, OMC perdeu força sem reformulação nas regras e atualização para nova realidade das trocas comerciais entre os países. Qual é o status das relações comerciais entre países hoje, em meio à guerra tarifária entre Estados Unidos e China, mas que respinga em todo o mundo? Para o embaixador Roberto Azevêdo, ex-diretor da Organização Mundial do Comércio, “hoje é a lei da selva”. É o que ele afirma em entrevista ao podcast O Assunto desta quinta-feira (10).
“O mais forte prevalece, as medidas são totalmente unilaterais, as negociações são bilaterais. Então o sistema multilateral, propriamente dito, ele ruiu, ele hoje não está funcionando. A meu ver não está funcionando.”
Para Azevêdo, sem uma reformulação nas regras e uma atualização para os tempos atuais, a OMC foi perdendo força e, hoje, chega aos 30 anos vendo o sistema ruir.
“O que eu ouço aqui em Genebra, pelo menos por enquanto, é que os países ainda estão, cada um tentando salvar a sua pele, negociar com o Washington, encontrar maneiras de avançar as discussões, de ter uma solução bilateral que acomode os principais pontos de atrito com as medidas americanas.”
Ouça a íntegra do episódio aqui.
O que você precisa saber:
ENTENDA: Qual o papel da OMC no meio da guerra comercial?
Trump eleva tarifa contra a China para 125%, e anuncia redução nas taxas a outros países
China expressa ‘grave preocupação’ com tarifas de Trump à OMC
OMC prevê que tarifas americanas vão reduzir negócios globais em 1% em 2025
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Guerra comercial de Trump: qual o limite?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.