A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Sísifo para desarticular um grupo criminoso que aplicava juros abusivos em empréstimos informais e utilizava violência física e psicológica para cobrar as dívidas. A ação ocorre em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de 96 veículos, a indisponibilidade de 22 imóveis e o bloqueio de 41 contas bancárias. A investigação é conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Conforme os policiais, os criminosos criaram um sistema de “caça aos devedores”. Imagens de pessoas que haviam contraído os empréstimos eram compartilhadas em redes sociais e aplicativos de mensagens, junto com pedidos de informações sobre o paradeiro das vítimas e ofertas de recompensa. Para tomar o empréstimo, os interessados eram obrigados a enviar fotos segurando seus documentos de identidade — material posteriormente utilizado nas ameaças.
Vídeos localizados pelos investigadores mostram pessoas sendo espancadas e ameaçadas por não terem quitado os débitos. Em uma das conversas analisadas, um dos criminosos ameaça familiares de um devedor e insinua que poderá agredir a mãe da vítima, caso o pagamento não seja feito.
Segundo a polícia, os castigos físicos tinham também o objetivo de intimidar outras pessoas endividadas. A operação foi batizada de “Sísifo” em alusão ao personagem da mitologia grega condenado a empurrar eternamente uma pedra morro acima, em referência ao sofrimento contínuo imposto pelo grupo às vítimas.
A investigação teve início após o furto a uma instituição bancária em 2023. A análise do celular de um dos envolvidos revelou conexões com o esquema de agiotagem violenta e lavagem de dinheiro. O grupo já era alvo de apurações por envolvimento em outros crimes, como homicídios, tráfico de drogas e furtos a bancos.
A Polícia Civil orienta que eventuais vítimas do esquema procurem o Deic. O trabalho de identificação dos alvos do grupo e de aprofundamento das investigações seguirá nos próximos dias.
The post Polícia Civil desmantela grupo que agredia devedores de empréstimos com juros abusivos appeared first on Agora No Vale.