Estudantes denunciam assédio dentro do ônibus circular da UFRN

Desde o início do ano, estudantes de diferentes cursos têm relatado a ocorrência de assédios dentro do ônibus que faz a linha circular no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os depoimentos são parecidos, assim como a forma de agir do assediador. Várias vítimas já registraram Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e abriram queixa na Ouvidoria da Universidade, mas até agora não se sabe se o assediador é uma mesma pessoa ou se são pessoas diferentes.

A Agência Saiba Mais teve acesso a um documento com 20 denúncias de vítimas de assédio dentro do circular e conseguiu falar por telefone com três delas. Os depoimentos você confere a seguir.

Eu estava no circular da Reitoria, perto do Via Direta. Era umas 12h30 quando entrei e sentei sozinha. Tinha cadeira livre ao lado, ele sentou e começou a jogar a mochila no meu colo. Achei estranho porque estava empurrando muito, mas deixei passar… ele colocava uma mão embaixo e outra em cima da mochila, pressionando, passando a mão na cocha. Fiquei em choque e não soube o que fazer. A única reação que tive foi pedir para sair. Não sei se ele ficou, achei que tivesse imaginando coisas porque ele age de uma forma muito sutil, faz você pensar que é o peso da mochila”, relata uma estudante do 4º período do curso de Serviço Social da UFRN.

Outra vítima, que também registrou Boletim de Ocorrência, conta que pegou o circular na parada do Via Direta quando foi abordada pelo suspeito.

Eu era caloura e as aulas tinham acabado de começar. Depois que subi e sentei, um homem subiu e sentou ao meu lado, apesar das outras cadeiras vagas. Eu treinava e estava com a bolsa bem cheia. Ele também estava com uma bolsa bem grande e colocou sobre as pernas, deixando a mão por baixo. De repente, senti algo na perna, mas estava com short térmico e achei que fosse o short subindo e a bolsa escorregando, então deixei passar. Só quando senti a mão subindo mais, me mexi rápido e ele se assustou, saindo rápido. Não vi onde ele desceu porque nesse mesmo instante uma pessoa havia pedido parada, não sei se ele desceu nessa ou em outra. Na hora fiquei na dúvida do que estava acontecendo, só tive certeza quando comentei com amigos. Achei que fosse só comigo, mas depois vi relatos no Twitter”, conta uma estudante de Educação Física da UFRN.

As jovens que passaram pelo assédio chegaram a formar um grupo no WhatsApp, que atualmente conta com 25 pessoas. A suspeita é que os assédios também ocorram em ônibus que transitam pela cidade, além da linha circular do campus universitário.

Meu caso ocorreu em fevereiro, durante as férias. Entrei no ônibus que faz a linha Direto em direção à Reitoria. Subi no Via Direta, sentei perto da porta e ele ao meu lado, mesmo não tendo ninguém do lado dele. Sentou com uma mochila grande e colocou sobre a perna. Como no transporte público acontece de algumas pessoas invadirem um pouco o espaço do outro, achei que era a mão dele segurando a mochila. Quando notei, entrei em choque, peguei a bolsa, empurrei a mão dele e saí andando muito rápido. Depois que mandei áudio para as amigas, fiquei indignada por não ter percebido. Ficou sem acreditar, achando que estava imaginando coisas, julgando alguém que está apenas vivendo a vida. Fiz Boletim de Ocorrência e queixa na Ouvidoria. No dia apenas fez relato no spotted e acabei encontrando outras meninas que passaram a mesma situação. Ando assustada, procurando por ele, mas na verdade estava na janela, olhando para fora e nem olhei diretamente para ele, só quando coloquei a bolsa para me levantar. Na hora só pensei que ele era alguém mal educado. Sábado estava na parada do Carrefour e vi um homem parecido, mas depois lembrei que era só um conhecido, fiquei me tremendo” desabafa a estudante de Engenharia Têxtil.

Por meio de nota, a UFRN informou que recebeu a denúncia de caso de assédio dentro do ônibus que faz a linha circular do Campus Central da UFRN e está colaborando com as autoridades policiais para identificar o suspeito.

The post Estudantes denunciam assédio dentro do ônibus circular da UFRN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.