“Momento da colheita”: Fátima cita crescimento de 6,7% no PIB e 787% no emprego

A gestora classificou o atual momento do Rio Grande do Norte como o “período da colheita”. Segundo ela, após anos de ajustes fiscais, o Estado alcançou resultados positivos na economia e no emprego.

“O Banco do Brasil projeta um crescimento de 6,7% do PIB em 2024, e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontou um aumento de 787% nos empregos em fevereiro, comparado ao mesmo mês de 2023”, destacou.

Fátima mencionou a expansão do programa Costura Mais RN e a ampliação da produção da Guararapes como sinais da vitalidade econômica. A empresa anunciou mais 500 novas vagas em 2024.

“Criamos o PROED, um dos melhores programas fiscais do país. Antes havia 97 empresas beneficiadas, hoje são 304”, disse.

A governadora citou ainda a retomada das obras no Porto de Natal, com edital de R$ 60 milhões, como outro marco do desenvolvimento. “Estamos virando a página do abandono. O RN vive um dos seus melhores momentos”, afirmou.

“Nunca vi PT tão entusiasmado com Cadu”, diz Fátima sobre 2026

Fátima declarou que o nome do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, é consenso dentro do PT e lideranças aliadas para a sucessão estadual em 2026. “Nunca vi o PT tão entusiasmado como agora. Todas as correntes, deputados e militantes estão empolgados com a candidatura de Cadu”, disse.

Cadu participa da gestão desde 2018 e coordenou a parte econômica do programa de governo de Fátima. Para a governadora, ele é “muito preparado tecnicamente e sensível socialmente”. Ela também elogiou a boa recepção do nome entre setores médios da sociedade.

A gestora reafirmou o apoio do MDB e da Federação PT-PV-PCdoB, e disse que deseja a permanência da senadora Zenaide Maia (PSD) na coligação. Conversas também estão abertas com o PP do deputado federal João Maia.

Fátima diz que Oiticica “representa vida” e anuncia conclusão do Ramal Apodi

A governadora se emocionou ao falar sobre a conclusão da barragem de Oiticica, obra iniciada ainda na década de 1950 e retomada em sua gestão. “Oiticica é vida. Ela representa a história de superação de muitas famílias que foram deslocadas para dar lugar à água”, declarou.

Ela citou a Nova Barra de Santana, as agrovilas e os 746 milhões de metros cúbicos de água que abastecerão 47 municípios do Seridó como elementos de dignidade e cidadania. Fátima também afirmou que a barragem é “filha da transposição do São Francisco” e que o Ramal Apodi, hoje com 72% de execução, será concluído até o início de 2025.

“Tudo isso é fruto do projeto de Lula, que tirou a transposição do papel”, afirmou. Segundo ela, também foi retomado o sistema adutor do Agreste.

Fátima rebate desaprovação: “É momentâneo, o povo fará julgamento justo”

Fátima Bezerra minimizou os índices de desaprovação apontados por pesquisas recentes e afirmou que a avaliação popular é passageira. “Isso é momentâneo. Tenho certeza de que o povo fará um julgamento justo”, disse.

Ela atribuiu os números negativos à “indústria de fake news” e à resistência de setores que não aceitam um governo de origem popular. “Nosso governo rompeu com o modelo patrimonialista, elitista e fisiológico”, afirmou.

Fátima disse que responde aos ataques trabalhando diariamente para entregar resultados. Entre suas realizações, citou a redução da criminalidade, os concursos na segurança, a educação em tempo integral e os investimentos na modernização da rede estadual de ensino. “Natal é hoje a capital mais segura do Nordeste. O RN é o quarto estado com melhor desempenho em segurança no país”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.