Doe sangue e salve vidas: Santa Casa de Rio Claro reforça apelo por doadores

As doações são de segunda, quarta e sexta, das 7 às 11, na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro está precisando de doadores. Em suas redes sociais, a instituição pediu para que pessoas com os tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A- compareçam no banco e façam sua doação, mas segundo o setor administrativo da Santa Casa, todos os tipos estão sendo necessários.

HORÁRIOS

As doações acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, das 7 às 11 horas e é preciso agendar pelo telefone (19) 3535-7241 ou pelo WhatsApp (19) 99288-9737.

Pessoas que não sabem exatamente qual o tipo sanguíneo que possuem também podem participar da doação, pois no próprio Banco de Sangue são feitos exames de tipagem.

DENGUE

Com o aumento do número de casos de dengue na cidade de Rio Claro, houve uma queda significativa na frequência de doadores, por isso a instituição convida a população da cidade e da região para participar ativamente do serviço.

E para quem teve dengue, suspeita da doença ou contato sexual com pessoa infectada pelo vírus, deve esperar 30 dias para voltar a doar novamente. No caso de dengue grave é necessário que a pausa seja de seis meses.

PARA DOAR

É preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum (apenas evitar alimentos gordurosos), estar descansado e em boas condições de saúde, não fumar no mínimo duas horas antes e uma hora após a doação. Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.

Leia a notícia Doe sangue e salve vidas: Santa Casa de Rio Claro reforça apelo por doadores em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.