Brasil será taxado em 10% em todas as exportações para os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de uma tarifa de 10% sobre todas as exportações brasileiras para o país. A medida faz parte de um pacote de novas taxações que afetam diversos países e setores, com o argumento de promover a “reciprocidade comercial”.

Impacto nas exportações brasileiras

Com a nova taxação, todos os produtos brasileiros exportados para os EUA serão afetados. Entre os mais impactados estão:

  • Óleos brutos de petróleo (R$ 5,8 bilhões em exportações para os EUA em 2024);
  • Ferro e aço (incluindo produtos semimanufaturados e ferro fundido);
  • Café em grão;
  • Pastas químicas de madeira;
  • Aviões e outros veículos aéreos;
  • Gasolina;
  • Carnes bovinas congeladas.

Quando as tarifas entram em vigor?

As novas tarifas começam a valer a partir das 0h01 deste sábado (5). Já as tarifas recíprocas, que devem atingir setores específicos como semicondutores e produtos farmacêuticos, entrarão em vigor na próxima quarta-feira (9).

Resposta do governo brasileiro

Em nota oficial, o governo do Brasil lamentou a decisão e afirmou que avaliará “todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral”, incluindo um possível recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O governo também destacou que os EUA tiveram um superávit comercial de US$ 28,6 bilhões com o Brasil em 2024, sendo o terceiro maior do mundo. Diante disso, a imposição das tarifas seria injustificada.

O Congresso Nacional reagiu rapidamente, aprovando um projeto de lei que prevê medidas de reciprocidade econômica contra os EUA, em resposta à nova política tarifária.

O Brasil seguirá negociando com o governo norte-americano na tentativa de reverter ou minimizar os impactos das novas tarifas sobre as exportações nacionais.

The post Brasil será taxado em 10% em todas as exportações para os EUA appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.