Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná visita Toledo e destaca o potencial do município

Estimated reading time: 5 minutos

Toledo sediou pela primeira vez a comitiva do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). O encontro aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de março com reuniões, visitas técnicas e palestras para estudantes da área para a comunidade geral.

No primeiro momento, de acordo com o presidente da entidade Walter Gustavo Linzmeyer as reuniões abordaram os trabalhos burocráticos do CAU/PR com análise documental. São reuniões especializadas com cinco comissões: ensino e formação, ética e disciplina, exercício profissional, planejamento e finança e organização e administração. Os encontros também reuniram os 22 conselheiros para deliberar algumas decisões.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU) é uma autarquia que fiscaliza a profissão do arquiteto e urbanista no estado do Paraná. São seis regionais, entre elas a Regional de Cascavel com abrangência de mais de 80 municípios.

“Pela primeira vez na Regional Oeste a plenária não está acontecendo em Cascavel e sim em Toledo, muito para prestigiar vários conselheiros que são daqui e também para prestigiar não só a Universidade (Unipar), mas também o prefeito que agora é um colega da área”.

Ele cita que a cidade de Toledo se destaca pelos investimentos na contratação e valorização dos profissionais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do município. Além de Toledo, o presidente do Conselho também visitou outros municípios da região e se reuniu com gestores e representantes da entidade afim de reforçar a atuação dos profissionais e firmar acordos de cooperação.

PALESTRA – Na noite de quinta-feira (27), um encontro reuniu estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), campus I, profissionais da área na cidade, membros do Conselho e a comunidade no auditório da Universidade para uma palestra aberta e gratuita como o tema ‘A Arquitetura e o Urbanismo na evolução de Toledo: os projetos do Parque Ecológico e do Teatro Municipal’.

Autor do projeto do Parque Ecológico Diva Paim Barth, destaque da cidade, o arquiteto e urbanista Enio Perin foi um dos palestrantes da noite ao lado dos também arquitetos e urbanistas Ricardo Sardo e do prefeito Mario Costenaro, que, com a arquiteta e urbanista Fabíola Tonin, assinam o projeto do Teatro Municipal, o terceiro maior do Paraná. Outra participação foi a do ex-prefeito de Toledo, engenheiro civil Derli Donin, que comandou a gestão responsável pela construção do Teatro Municipal.

“São palestras culturais destacando a história do planejamento urbano de Toledo, a história das gestões que conseguiram fazer essa valorização e esse desenvolvimento da qualidade de vida aqui no município. O intuito é mostrar para a sociedade importância e o impacto que isso causa nas nossas vidas”, explica o presidente do CAU/PR.

“Faço parte do Conselho e é extremamente importante essa questão da aproximação do diálogo de uma instituição como essa, com esse momento inédito em Toledo. Eu fico muito contente com isso e é importante que se compreenda a importância também da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento das cidades”, comenta o prefeito Mario Costenaro.

ESTRUTURA – O trabalho do arquiteto e urbanista é visível em todos os ‘cantos’ da cidade. Walter Gustavo Linzmeyer destaca que ele é muito valorizado pela comunidade que aprecia os parque, unidades educacionais e de saúde, via urbanas, entre outras construções que contribuem para o bem estar do cidadão. “O arquiteto é um profissional com uma responsabilidade social muito grande, porque uma cidade bem feita melhora a qualidade de vida de todos”.

Atualmente, a Regional de Cascavel do CAU/PR já passou a Regional de Londrina e de Maringá em números de RRTs, que é o Registro de Responsabilidade Técnica. Linzmeyer explica que esse documento aponta que o arquiteto foi responsável pela execução de determinadas construções, sejam elas empreendimentos, prédios públicos ou privados.

“Esse número é um indicador econômico e da atuação do arquiteto. E não é só em Toledo, mas quase todas as prefeituras que visitamos na região têm excelentes índices. Tem arquiteto na Prefeitura, tem projeto em entidades de classe e isso reflete na qualidade de vida nas cidades. Nós vemos a quantidade de prédios em Toledo e em Cascavel. Isso mostra que é uma região pujante. O Paraná tem esse potencial e o Oeste também de transformar metro cúbico de soja em metro quadrado de área construída com qualidade”, finaliza o presidente do CAU/PR Walter Gustavo Linzmeyer.

Da Redação

TOLEDO

O post Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná visita Toledo e destaca o potencial do município apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.