Edital para concessão do Mercado da Redinha é apresentado a empresários

Após o fracasso da primeira licitação, que terminou sem interessados, a Prefeitura de Natal lançou um novo edital para concessão do Complexo Turístico da Redinha, que foi apresentado a empresários nesta segunda (31).

O edital para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi lançado no último dia 18 de março; o credenciamento para interessados fica aberto até 20 de abril. O edital permite que empresas e investidores apresentem estudos de viabilidade para a concessão do complexo, servindo de base para a futura licitação.

Com o PMI lançado, os interessados terão um prazo de 60 dias para a conclusão dos estudos técnicos. A partir dessas informações, será elaborado o edital final de licitação, previsto para ser publicado em até 120 dias. Os custos dos estudos serão ressarcidos pela futura operadora do Mercado da Redinha, garantindo que a viabilidade econômica do projeto seja considerada desde a fase inicial.

Nesta segunda (31), a Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae), realizou uma reunião com representantes do trade turístico, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), empresários e membros da sociedade civil para apresentar detalhes do projeto de concessão do Complexo Turístico da Redinha. 

Durante a reunião, o titular da pasta, Arthur Dutra, afirmou que o Complexo da Redinha tem potencial para fortalecer o turismo de Natal, especialmente na Zona Norte. 

“Queremos que esse projeto reflita a visão do setor e conte com a participação ativa de empresários, investidores e da sociedade civil. O prefeito Paulinho Freire está convicto de que a concessão é o melhor caminho para transformar esse equipamento em um ativo turístico de referência”, afirmou.

O presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, também disse que essa é a primeira vez que o setor turístico potiguar tem a oportunidade de participar de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de um equipamento estratégico. 

Deck do Mercado da Redinha I Foto: Mirella Lopes

A reabertura do Complexo Turístico da Redinha é uma demanda dos antigos permissionários do Mercado. O espaço foi fechado para reforma em 2022 e apesar da inauguração com o 1º Festival Gastronômico “Boteco de Natal”, realizado entre 26 de dezembro de 2024 e 26 de janeiro de 2025, o espaço voltou a ser fechado após o evento. Só depois de muita pressão, o Festival foi prorrogado e o espaço reaberto do dia 7 de fevereiro a 9 de março, sendo novamente fechado.

Nas últimas semanas, porém, a Prefeitura voltou a entrar em rota de colisão com os comerciantes da região, após apreender materiais dos trabalhadores em ação no dia 22 de março que reuniu agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com o apoio da Guarda Municipal do Natal (GMN) e do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). 

O motivo da apreensão é que foi acordado com a Prefeitura de que cada trabalhador só poderia colocar três mesas na praia, número considerado baixo por quem vive do trabalho na praia. 

Os trabalhadores chegaram a fazer um protesto em frente à Prefeitura reivindicando a devolução dos materiais e a reabertura do mercado. Essa situação foi apresentada em reunião entre os comerciantes e a sede do Executivo no dia 27, mas a Prefeitura não aceitou flexibilizar e manteve o limite de mesas em três.

The post Edital para concessão do Mercado da Redinha é apresentado a empresários appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.