“De 2 para 5 ambulâncias em 5 anos”, diz vereador sobre hospital em Ceará-Mirim

O Hospital Dr. Percílio Alves, em Ceará-Mirim, ampliou sua capacidade de atendimento para 25 municípios da região do Mato Grande, com serviços de urgência 24 horas, obstetrícia de referência e exames especializados. Os dados foram apresentados pelos vereadores durante sessão na Câmara Municipal, que destacaram o fato de a unidade atender 25 cidades da região.

“Quando cheguei, havia um médico na urgência, um na pediatria e outro na obstetrícia. Hoje, só na urgência adulta, são três profissionais de plantão, mais pediatria e obstetrícia 24 horas, que é referência no Estado. Nós atendemos 25 cidades da região do Mato Grande. De Macau até Ceará-Mirim, todas as cidades nasceram vivas, nascem aqui”, afirmou o vereador Carlos Filho (PSD), que trabalha na há 17 anos.

A vereadora Karina Freitas (PSD) foi enfática sobre a mudança. “Antes os pacientes tinham que ir para Natal. Agora ficam aqui porque temos Raios-X, eletro e laboratório completo”. Ela destacou que “até cirurgias eletivas continuaram entre as gestões. Continuamos também com endoscopias, ultrassons e um laboratório completo”, referindo-se aos governos do ex-prefeito Júlio César (PSD) e do atual, Antônio Henrique (PSD).

Ela ressaltou ainda que o hospital virou opção para os demais municípios da região porque reduz o tempo de deslocamento. “Ceará-Mirim tem uma localização geográfica muito privilegiada, onde a maioria dos municípios antes passavam aqui na frente, e acabavam tendo seus atendimentos em Natal ou outras cidades, e esse tempo de deslocamento custa uma vida” afirmou a vereadora.

Sobre a estrutura física, Carlos detalhou que, “em 2020 eram duas ambulâncias velhas. Hoje cinco zero-quilômetro fazem o transporte regional”. E acrescentou que “o fluxo triplicou quando as cidades vizinhas viram que tínhamos condições de receber casos complexos”.

A diretora Gisele Castro foi citada pelos dois parlamentares. “Ela transformou o acolhimento. Tem duas recepcionistas que sabem exatamente para qual setor encaminhar cada paciente”, disse Karina. Já Carlos completou: “Nunca vi um hospital público com equipe tão alinhada. Até o prefeito surpreendeu com os investimentos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.