Playlist da Semana: 65 anos de Renato Russo

Renato Russo faria 65 anos na última quinta-feira (27)

|  Foto:
Reprodução/ Instagram

Nesta semana, um dos principais nomes da música brasileira completaria 65 anos. A Playlist da Semana separou alguns dos muitos sucessos de Renato Manfredini Júnior, ou melhor, Renato Russo, para celebrar o legado do maior poeta do rock brasileiro.”Índios”A música “Índios” foi lançada em 1986, no álbum *Dois*, da banda Legião Urbana, na qual Renato Russo foi compositor e vocalista. Pelo título e pela letra, a canção parece falar sobre os primeiros habitantes do Brasil. Porém, segundo Renato, a faixa aborda a inocência e ingenuidade que ele acreditava ser características do povo brasileiro.

“Por enquanto”Um ano antes, em 1985, Renato compôs a música “Por Enquanto”, que integra o primeiro álbum do Legião Urbana. Em 1990, a canção foi gravada por Cássia Eller em seu disco de estreia, tornando-se seu primeiro grande sucesso.

“Monte Castelo”Em “Monte Castelo”, Renato Russo traz citações do soneto 11 de Luís de Camões e trechos do capítulo 13 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. A música foi lançada em 1989, no álbum *As Quatro Estações*, do Legião Urbana, e recebeu esse nome em homenagem a um tio de Renato, que, durante a Segunda Guerra Mundial, lutou em Monte Castelo, uma região no norte da Itália.

“Geração Coca-Cola”“Geração Coca-Cola”, de 1984, reflete o descontentamento com a cultura de massa da década de 80 e com o consumismo. Além disso, a música faz duras críticas à ditadura militar, que completava 20 anos na época em que a faixa foi lançada. A canção integra o primeiro disco autointitulado da banda Legião Urbana.

“Mais Uma Vez”A música “Mais Uma Vez” faz parte do quarto álbum solo de Renato, chamado *Presente*, que foi lançado em 2003, sete anos após sua morte. Com composição de Flávio Venturini e Renato Russo, a letra fala sobre ter esperança e força, mesmo em momentos difíceis.

*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.