O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Oeste do Rio Grande do Norte (Sinduscon Oeste) realizará a primeira edição da Feira ConstruSind, de 27 a 29 de março, no Requinte Buffet, em Mossoró. O evento terá 60 estandes — 48 ocupados por empresas associadas e 12 por convidados —, além de palestras técnicas com a Associação Brasileira de Patologia, já com lotação esgotada. A entrada é gratuita, e a previsão é receber cerca de mil visitantes.
Pedro Escóssia, presidente do Sinduscon Oeste, afirmou que a feira visa “fomentar a economia local” e facilitar negócios. “A Caixa Econômica Federal estará presente para formalizar contratos de financiamento. Quem escolher um imóvel durante o evento pode sair com o contrato pronto”, disse. A programação inclui atrações culturais, como apresentação de sanfoneiro, quadrilha e participação da Federação das Indústrias do RN (Fiern).
Para Pedro Escóssia, o evento será a consolidação de um pleito do setor. “A ConstruSind será a primeira feira da construção civil do Sinduscon Oeste. Uma feira sonhada há mais de dois anos, quando nós assumimos a presidência do sindicato. Queremos valorizar a participação das empresas associadas”, destaca.
O sindicato registrou crescimento de 161% no número de associados durante a gestão atual, passando de 18 para 47 empresas. “As assembleias se tornaram mais participativas, com discussões ricas para as pautas […] Nós conseguimos sair de 18 empresas associadas para 47 empresas associadas”, explicou Escóssia. Parcerias com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Senai buscam reduzir o déficit de mão de obra: o IEL fará cadastro de currículos para distribuição entre as empresas, e o Senai capacitará pessoas com deficiência (PCDs) para atuação no setor.
A feira também terá expositores de materiais de construção, imobiliárias e serviços de arquitetura. “Queremos que a população conheça empresas sérias, que entregam obras”, ressaltou Escóssia, referindo-se a casos anteriores de empreendimentos inacabados na cidade.