Depois de dizer que construía hospital, Styvenson admite que emendas foram para custeio

A polêmica sobre as emendas do senador Styvenson Valentim (PSDB), levantada em primeira mão pelo blog “O Potiguar”, ganhou mais um episódio após ele admitir, em transmissão ao vivo realizada em suas redes sociais, que destinou recursos para custeio de saúde da Liga Contra o Câncer, não para a construção do Hospital da Liga de Currais Novos, na região Seridó, como ele havia afirmado anteriormente.

O senador, em diversos vídeos publicados em seu perfil no Instagram, se apresenta como pai da construção de hospitais no Rio Grande do Norte, incluindo Hospital da Liga de Currais Novos.

Em um dos vídeos, no canteiro da obra em Currais Novos, afirmou que aquele era “o primeiro hospital oncológico infantil” que, nas palavras dele, “o nosso mandato está construindo”.

A Liga Contra o Câncer, em nota enviada à imprensa, informou que as emendas parlamentares enviadas pelo senador foram “destinadas para o auxílio no custeio dos hospitais”, não para a construção.

O hospital explicou que o dinheiro destinado à realização de “obras e melhorias” tem origem em recursos próprios, que por sua vez provêm de “origens diversas, tais como atendimentos particulares, convênios, pesquisa clínica, doações, entre outros”.

“O mecanismo de destinação de emendas parlamentares, individuais e de bancada, para o atendimento em saúde é de suma importância para a estruturação de unidades que prestam serviço em filantropia em todo o país, proporcionando auxílio à rede filantrópica que atende preferencialmente ao SUS”, diz trecho da nota da Liga Contra o Câncer.

O comunicado também afirma que “não há qualquer vinculação político-partidária ou ideológica nessa destinação de recursos”, acrescentando que “outras instituições filantrópicas de saúde no Rio Grande do Norte, na capital e no interior, também recebem recursos de emendas parlamentares para custeio de suas atividades”.

A nota cita, ainda, que “a destinação de recursos para novas estruturas de saúde aumenta, significativamente, a capacidade de atendimentos e o número de pessoas atendidas”.

Após a divulgação da nota da Liga, o senador afirmou que destinou R$ 60 milhões “só para a Liga”, mas dessa vez admitiu que os recursos se destinavam ao custeio, não à construção do hospital.

O senador, no entanto, insistiu em seguida que instituições filantrópicas como o Hospital Infantil Varella Santigo e a Liga Contra o Câncer, ambos em Natal, além da Liga Mossoroense Contra o Câncer, em fase de obras, “conseguem dinheiro para construir os prédios” e adquirir “equipamentos caros” com “emenda parlamentar de custeio ou de equipamentos”,

Styvenson, em nenhum dos vídeos, esclarece que os recursos destinados a essas entidades filantrópicas são oriundos de emendas de bancada, não individuais. Portanto, o mérito que ele reivindica apenas para si é compartilhado pelos demais parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte.

A reportagem da Agência Saiba Mais entrou em contato com a assessoria de comunicação do senador, solicitando esclarecimentos dele sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos nenhum retorno. O texto será atualizado assim que recebermos uma resposta oficial.

The post Depois de dizer que construía hospital, Styvenson admite que emendas foram para custeio appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.