‘O Sindicato do Garrancho’ e a luta dos salineiros no RN recontada

No salão do Palácio Potengi, figuras ligadas à cultura e aos direitos humanos se reuniram para o lançamento da quarta edição do livro “O Sindicato do Garrancho”, de Brasília Carlos Ferreira. O evento, realizado nesta quinta-feira (20), marcou a reedição da obra que preserva a memória da luta dos trabalhadores salineiros do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do resgate da memória literária potiguar, ressaltando que a reativação do Departamento Estadual de Imprensa (DEI-RN) e da Gráfica Manimbu tem permitido a publicação de títulos esgotados. “Nosso intuito é que as novas gerações tomem conhecimento da história. Essa história que nos alimenta, nos humaniza e renova a nossa esperança”, afirmou.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1986, foi fruto da dissertação de mestrado da autora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A obra documenta a organização dos salineiros no período da Era Vargas e às vésperas do Levante Comunista de 1935. “Brasília fez esse trabalho com rigor, seriedade e qualidade intelectual, trazendo à tona a memória daqueles tempos”, completou a governadora.

Lígia Limeira, irmã da autora, esteve presente acompanhada da mãe, Julieta, e da sobrinha Luana. “Eu não tenho palavras para descrever a importância de minha irmã para a minha vida e para a minha formação como cidadã”, declarou.

O professor Willington Germano, autor do posfácio, relembrou a trajetória de Brasília Carlos Ferreira na academia e nos movimentos sociais. “Brasília dedicou-se a dar voz a quem teve sua voz amordaçada pelo sistema. Foi assessora de sindicatos rurais, fundadora do Partido dos Trabalhadores e aliou sua atividade acadêmica à luta dos trabalhadores”, afirmou.

O livro retorna ao público com novo projeto gráfico assinado por Letícia Vieira e prefácio do professor Homero Costa. O relançamento atendeu a uma sugestão da associação Amigos da Pinacoteca, representada pela professora Isaura Rosado.

Serviço: O livro “O Sindicato do Garrancho”, de Brasília Carlos Ferreira, está à venda por R$ 25 na sede da Fundação José Augusto (FJA), na Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal (RN). A versão em PDF pode ser baixada gratuitamente pelo QR Code disponível no perfil @culturarnfja no Instagram.

The post ‘O Sindicato do Garrancho’ e a luta dos salineiros no RN recontada appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.