Trump deve assinar ordem para fechar Departamento de Educação nesta quinta-feira 20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta quinta-feira 20 uma ordem executiva determinando o fechamento do Departamento de Educação e a transferência de suas atribuições para os estados, informou a Casa Branca.

A ordem orienta a secretária de Educação, Linda McMahon, a “tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento [do] Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos estados, enquanto continua a garantir a entrega eficaz e ininterrupta de serviços, programas e benefícios dos quais os americanos dependem”.

O documento também estabelece que programas ou atividades financiadas pelo Departamento de Educação não poderão promover iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI, na sigla em inglês) ou “ideologia de gênero”.

Durante a campanha eleitoral, Trump mencionou diversas vezes o Departamento de Educação como um exemplo de expansão excessiva do governo federal e o associou a questões culturais. “Vamos drenar o pântano educacional do governo e parar o abuso do dinheiro dos seus contribuintes para doutrinar a juventude americana com todos os tipos de coisas que vocês não querem que nossos jovens ouçam”, declarou.

No primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump já havia proposto o fechamento da agência, mas o Congresso não levou a medida adiante. O Departamento de Educação emprega 4.245 pessoas e teve um orçamento de US$ 251 bilhões no último ano fiscal.

Think tanks conservadores que defendem a extinção do órgão sugeriram que suas funções poderiam ser redistribuídas para outras agências federais.

Com informações da CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.