Rede oferece mentoria gratuita para organizações esportivas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem projetos esportivos já podem se inscrever na nova edição da mentoria oferecida pela Rede Capacitação e Transformação (CT). A iniciativa, que busca democratizar e descentralizar o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte, tem inscrições abertas até o dia 28 de março e oferece suporte especializado para potencializar a captação de recursos e a estruturação de projetos. O processo seletivo pode ser acessado pelo site da Rede CT (capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct).

Criado para fortalecer OSCs e ampliar seu impacto social, o programa já alcançou 322 instituições em todo o país, beneficiando diretamente 176 mil pessoas por meio da capacitação de 577 agentes sociais esportivos. No último ciclo, muitas dessas organizações tiveram, pela primeira vez, acesso a conhecimentos técnicos e estratégicos essenciais para garantir a viabilidade de suas iniciativas esportivas.

Segundo Gigi Favacho, gerente de projeto da Rede CT, a expectativa para 2025 é aumentar ainda mais a participação de instituições e fomentar o crescimento de iniciativas esportivas em comunidades de vulnerabilidade social.

“Ampliar as formações do CT significa contribuir com a mudança de perspectiva de vida de muitas pessoas. Queremos descentralizar o acesso aos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, promovendo o desenvolvimento de territórios historicamente à margem das políticas públicas de inclusão e incentivo ao esporte”, destaca Favacho.

Desafios e impacto da iniciativa

Um dos principais desafios enfrentados pelas OSCs no Brasil é a falta de recursos para manter projetos esportivos de forma contínua. Dados da última edição da mentoria revelam que apenas 6% das instituições participantes conseguem cobrir seus custos fixos e ainda investir em novas ações e projetos. Além disso, 68% dessas organizações nunca haviam sido contempladas por qualquer benefício fiscal antes de ingressar no programa.

A capacitação oferecida pela Rede CT tem um impacto direto na sustentabilidade financeira dessas iniciativas. No último ciclo de formação, os projetos desenvolvidos somaram um potencial de captação superior a R$ 63 milhões – o equivalente a 27% de todos os recursos movimentados pela Lei de Incentivo ao Esporte nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos últimos três anos.

Favacho ressalta que a estruturação desses projetos não apenas amplia as chances de financiamento, mas também fortalece a profissionalização das OSCs, garantindo que mais organizações consigam acessar os recursos disponíveis e transformá-los em impacto social real.

Quem pode participar?

O programa é destinado a Organizações da Sociedade Civil que tenham sede em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A lista de estados contemplados inclui:

  • Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal;
  • Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;
  • Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Cada OSC pode inscrever até dois representantes, sendo necessário que pelo menos um deles esteja formalmente matriculado em uma instituição de ensino reconhecida pelo poder público.

O edital completo com todas as regras e critérios de participação está disponível no site da Rede CT (capacitacaoetransformacao.org).

Parcerias e apoio institucional

O projeto de mentoria da Rede CT é resultado de uma parceria entre três grandes instituições comprometidas com o impacto social: Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó. Além disso, a iniciativa conta com o apoio de importantes patrocinadores, como o Banco Itaú e a B3, a bolsa de valores brasileira.

Com esse suporte, a Rede CT segue fortalecendo sua missão de garantir que cada vez mais organizações tenham acesso às ferramentas e ao conhecimento necessário para transformar a realidade de suas comunidades por meio do esporte.

The post Rede oferece mentoria gratuita para organizações esportivas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.