Ciclone traz instabilidade e reforça entrada de fumaça no RS

Ciclone extratropical vai se formar neste fim de semana entre o Uruguai e a Argentina, gerando forte instabilidade na região e impulsionando uma frente fria com chuva pelo Rio Grande do Sul. As correntes de vento não devem trazer muita chuva, mas vão intensificar o aporte de fumaça do Norte no estado gaúcho.

No Rio Grande do Sul, embora a nebulosidade em muitas cidades, o tempo firme deve predominar na maior parte do estado ao longo desta sexta-feira.

A chuva ocorrerá quase toda entre este sábado e o domingo, inclusive na Região dos Vales, durante a passagem da frente fria associada ao ciclone extratropical na região do Prata. Ocorre que a frente cruzará o território gaúcho com pouca atividade, assim que os volumes de chuva não devem ser altos.

Conforme a Metsul, o RS também deve ser invadido por fumaça. A intensificação da baixa pressão entre o Uruguai e a Argentina no sábado vai fazer com que uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, que se origina no Centro-Oeste do Brasil e na Bolívia, ganhe força sobre o Rio Grande do Sul no sábado com ingresso de ar quente.

As correntes de vento vindas de Norte vão reforçar o ingresso de fumaça de queimadas do Norte da América do Sul no estado gaúcho e na maior parte do Sul do Brasil. Isso trará um esperto acinzentado para o céu gaúcho.

Fonte: Metsul Meteorologia https://metsul.com/ciclone-muda-o-tempo-no-fim-de-semana-e-reforca-ingresso-de-fumaca/ .

The post Ciclone traz instabilidade e reforça entrada de fumaça no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.