O desembargador Cornélio Alves se despediu nesta quinta-feira 29 da presidência do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN), após completar o biênio 2022-2024. Em cerimônia interna, Cornélio listou as atividades e conquistas da gestão.
“Estamos certos do dever cumprido e de termos agido de acordo com os princípios de legalidade e da impessoalidade”, afirmou Cornélio, agradecendo aos servidores, estagiários e colaboradores que contribuíram para a Justiça Eleitoral.
O desembargador destacou as melhorias obtidas nas áreas da comunicação, gestão, sustentabilidade, transparência e inovação da Corte Eleitoral potiguar, ressaltando que “fomos reconhecidos e premiados pelo Conselho Nacional de Justiça, o que nos trouxe a certeza de estarmos no caminho certo”.
Além de Cornélio, quem também se despediu da Corte foi o desembargador Expedito Ferreira, que era o vice-presidente.
Durante a gestão de Cornélio e Expedito, o índice de atendimento atingiu um nível satisfatório, com redução de casos pendentes e diminuição do congestionamento. No período, 173 processos foram julgados. Entre as ações desenvolvidas, eles citaram os projetos de combate à violência contra mulheres, a instalação da Ouvidoria da Mulher e programas de prevenção à violência doméstica.
Também o uso da linguagem simples e políticas de segurança da informação foram fortalecidos, além da garantia de maior inclusão de minorias sociais.
Para Expedito, que também atuou como corregedor, a despedida da Corte representa o encerramento de mais um ciclo em sua vida jurídica.
O juiz federal Fábio Bezerra elogiou a competência de Cornélio Alves em conduzir o TRE-RN, descrevendo-o como “um exemplo de magistrado que devemos nos espelhar: técnico, humano, discreto e objetivo”.
NOVOS DIRIGENTES. Nesta sexta 30, acontece a posse dos novos dirigentes. A desembargadora Maria de Lourdes Azevedo foi escolhida como presidente e o desembargador Ricardo Procópio será o vice-presidente e também o corregedor regional eleitoral. A solenidade será na sede do TRE-RN, no Tirol, em Natal.