Símbolo do Paraná, Ilha do Mel ganha a atenção merecida, diz Alexandre Curi

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), que preside a Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou que a Ilha do Mel está ganhando a atenção merecida. “Um símbolo do Paraná e um patrimônio do Brasil, que agora se transforma em um território de especial interesse ambiental”, observou o parlamentar, ao comentar a importância da aprovação do projeto de lei proposto pelo governo estadual que protege, moderniza e organiza a ocupação da ilha.

O projeto citado por Curi já foi encaminhado para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior e reconhece Ilha do Mel como área protegida, respeitando diretrizes internacionais do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é de uma gestão integrada para a preservação ambiental, regularização da ocupação e combate à especulação imobiliária. A lei também garante direitos das populações tradicionais e fomento ao turismo sustentável.

“Ouvimos a comunidade da Ilha do Mel, ambientalistas, Ministério Público e outros atores importantes. Na Assembleia, construímos e aprovamos um texto moderno e de consenso”, sustentou Curi que é co-autor, juntamente com o deputado Anibelli Netto (MDB), do projeto de lei 83/2025, que propõe conceder à Ilha do Mel o título de “Pérola do Litoral do Paraná” como forma de estimular o turismo.

O presidente da Assembleia avaliou também que as diversas intervenções que estão ocorrendo em todo o Litoral, promovidas pelo Governo do Estado, vão transformar a região. “O governador Ratinho Junior deixa um legado de realizações no Litoral. É algo histórico”, considerou Alexandre Curi. “A revitalização da orla e da praia em Matinhos, e a ponte de Guaratuba, são ícones desta transformação. Mas há muito mais”.

R$ 1 bilhão – Curi exemplificou as novas ações lembrando a elaboração de projetos para revitalizar os centros históricos de Paranaguá e Guaratuba. Segundo o deputado, o Governo do Estado está investindo R$ 1 bilhão no Litoral desde 2019, incluindo obras de duplicação das estradas entre Garuva e Guaratuba e de Matinhos a Praia de Leste.

Da assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.