A comunidade escolar celebra a inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella

Legenda: A comunidade escolar celebra a inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella. Crédito: Janaí Vieira

Legenda: A comunidade escolar celebra a inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella. Crédito: Janaí Vieira

Estimated reading time: 7 minutos

A inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella marca um importante avanço na educação de Toledo. Na manhã de terça-feira (11), o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, inaugurou a estrutura. O secretário de Estado da Educação, professor Roni Miranda e outras autoridades municipais, regionais e estaduais prestigiaram a cerimônia.

O investimento do Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), foi de aproximadamente R$ 8 milhões. Com isso, a instituição passa a ter uma estrutura própria e deixa de compartilhar o edifício da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto. O novo Colégio irá proporcionar mais segurança, conforto e qualidade para os estudantes e profissionais da educação.

“Para nós é um motivo de muita alegria. Estamos, hoje, inaugurando a Escola Jardim Gisella”, destaca o governador. “É uma Escola importante que vai acomodar mais de quinhentos alunos aqui de Toledo e atendendo toda essa região”.

Segundo o governador, o Estado atua nesse processo de reestruturação do ensino. “Nós já chegamos a mais de dez mil salas com ar condicionado em todas as escolas do Paraná, queremos chegar nas 25 mil escolas ainda este ano. O Paraná vem se consolidando, fruto do trabalho dos nossos professores, dos nossos diretores – aqui representado pelo Camilo – e pela Secretaria de Educação com uma melhora do Brasil”.

Para o líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia do Paraná, o deputado Hussein Bakri, a inauguração é motivo de comemoração para a comunidade escolar. “Como líder do Governo e presidente da Comissão de Educação, estamos felizes com todo esse progresso, pois desde a hora que o estudante entra na sala de aula ele tem três refeições por período, também contamos com um aparato tecnológico que auxilia no ensino, além de excelentes equipes de profissionais na educação, tudo isso é necessário para o bom desempenho do ensino, por isso, somos os primeiros na educação no Brasil”.

DEMANDA DA COMUNIDADE – O diretor do Colégio Estadual Jardim Gisella, Camilo Vanzetto, reforça a importância que o Colégio tem para a comunidade. “Desde que assumimos a direção vivemos a cobrança da comunidade, diante da necessidade. Hoje, vivenciamos um importante momento com alegria e gratidão. Há mais de 15 anos existe essa reivindicação de uma unidade própria”, celebra –  visto que a construção iniciou em 2018.

O diretor acrescenta que a nova estrutura é algo que, a longo prazo, terá muito benefícios para a comunidade. “Observamos os sentimentos de gratidão no rosto de alunos, dos pais, dos profissionais da educação. O Colégio já beneficia a comunidade. Agradecemos o governador pela retomada da obra e todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram a concretizar”.

QUANDO A OBRA ‘GANHA VIDA’ – De acordo com o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, a entrega do Colégio é um marco para o ensino. “É um dia mágico para Toledo. Iniciamos a manhã com a retomada das atividades do Certi do Jardim Coopagro e, na sequência, com a inauguração do Colégio do Jardim Gisella. É gratificante poder acompanhar às fases do desenvolvimento humano. Eu, como arquiteto que sou, imagino como é importante ver a obra sendo ocupada, sendo vivida”, pontua ao destacar que é uma obra extremamente importante em um dos principais bairros do município.

O engenheiro civil, Michel Selzler – que já foi estudante do Colégio em meados dos anos 2000 – foi um dos responsáveis pela entrega do novo espaço. Ele recorda que o que terreno era um campo vazio, a mãe dele morava em frente e ele brincava no local. “Para nós sempre será um orgulho muito grande, eu vou levar para a vida toda, de ser um ex-aluno e contribuir, devolvendo para a comunidade aquilo que eu aprendi em sala de aula”, conclui ao enfatizar a importância que a obra tem para a comunidade.

Da Redação

TOLEDO

Crédito: Janaí Vieira
Crédito: Janaí Vieira

ESTRUTURA  

A estrutura moderna da escola conta com: 14 salas de aula; dois laboratórios; duas salas multiuso; uma biblioteca; uma quadra poliesportiva coberta; demais espaços pedagógicos e administrativos. A sede própria também proporcionou que mais alunos possam ser atendidos na instituição – passou de 367 matrículas em 2024 para 558, com capacidade total para até 700 estudantes.

Crédito: Janaí Vieira
Crédito: Janaí Vieira

Manter o Paraná no topo na educação é um dos focos do Governo do Estado

Durante a inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, também reforçou a atuação do Governo do Estado no processo de reestruturação na área do ensino. Ratinho salientou o comprometimento em manter e a educação do Estado entre as melhores do país.

Em relação ao processo de reestruturação, o governador pontuou a ideia de cada vez mais reforçar e modernizar a parte física das escolas, visto que a parte pedagógica tem dado exemplo e tem sido referência no Brasil. Entre os desafios está a modernização dos equipamentos e a necessidade de trazer cada vez mais tecnologia. “O professor é insubstituível, mas quanto mais ferramentas ele tiver a aula fica mais atrativa, fica melhor, aumenta o aprendizado dos alunos e assim conseguimos manter o Paraná no topo”.

ENSINO DE QUALIDADE – Para o governador, investir em ensino de qualidade permite que a comunidade como um todo seja impactada. Ele cita que quando o estudante tem a oportunidade de adquirir cada mais conhecimento e assim se preparar para o futuro, ele se torna um bom cidadão, além de ter o encaminhamento para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, também ressaltou a importância dos investimentos para que o Paraná continue no topo do ensino no país. “Somos o Estado que mais investiu em educação em 2024, com 32% do orçamento. São reformas em todas as escolas, ar-condicionado em todas as salas de aula e a grande novidade deste ano, a entrega do material escolar para todos os estudantes da rede estadual do Paraná”, explicou.

O secretário, também pontou o reconhecimento do Estado pelo governo federal na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil. “O Paraná foi reconhecido pelo Ministério da Educação com medalha de ouro em alfabetização. Isso é uma alegria para todos nós, enquanto paranaenses, de ter uma educação reconhecida. Somos a melhor educação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e nos anos finais e no ensino médio”, enfatizou.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AEN

O post A comunidade escolar celebra a inauguração do Colégio Estadual Jardim Gisella apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.