Quais os problemas que levam o pet a ter mau hálito, o famoso bafinho?

 

Meu pet tem bafinho? Quem tem cão ou gato precisa ficar atento às questões ligadas à saúde bucal, isso porque há diversas doenças que podem se desenvolver na cavidade oral do seu bichinho de estimação. Então, se você percebeu que seu pet apresenta um cheirinho desagradável vindo da boca ou há tártaro é hora de levar ao médico especializado para cuidar do problema para que ele não evolua e prejudique a saúde do seu bichinho.

Em conversa com o médico veterinário Charles Roger, que é especializado em odontologia veterinária, ele pontuou que o maior problema que leva o pet a ter o famoso mau hálito é algum tipo de doença periodontal, ou seja, algum tipo de doença na cavidade oral.

Mas, quais são elas?

De acordo com o odontólogo veterinário, as que mais prevalecem são o aumento de placas e cálculo dentário, o famoso tártaro. “Além disso, há a gengivite, aumentos de volume na cavidade oral (alguns tumores), fraturas dentárias que levam a ter uma infecção que levam o pet a desenvolverem bactérias, culminando no mau hálito. Algumas outras doenças mais pontuais no caso de gatos como a gengivite e estomatite e reabsorção dentária, tudo isso leva a inflamação da região da boca levando ao mau hálito. Há, ainda, as doenças de glândulas salivais”, explicou.

O que pode ser feito?

Charles Roger disse que, em primeiro lugar, o tutor que nunca escovou os dentes e não sabe se o pet tem alguma doença na boca deve procurar o médico veterinário odontólogo porque nem todos os pets podem escovar de imediato os dentes. Se ele tiver algum problema, infecção, esse pet vai ter dor ao escovar e sangramento. Nunca escovou, tem placas, vermelhidão de gengivas, tem cálculo, primeiro procura o profissional especializado que ele vai orientar sobre como proceder.

Quando devo começar a escovar os dentes do meu pet?

O médico veterinário indica que as escovações devem iniciar nas primeiras dentições. Ele lembra que o tutor deve escovar os dentes do pet com escova pet e pasta pet! Se optar por escova humana que seja com cerdas bem macias! O tamanho da escova depende da cavidade oral do pet.

Qual a frequência que devo escovar os dentes do meu pet?

Charles Roger declarou que o tutor deve escovar os dentes do pet diariamente porque do contrário as bactérias se unem e irão se formar na dentição do pet.

Atenção! Caso esteja com infecção na boca será preciso tratar para depois realizar a escovação! Se estiver com inflamação, o tutor jamais deverá escovar os dentes do cão ou gato, pois poderá machucar ainda mais a boca dele.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.