Grupo arrecada fundos para exames e assistência de crianças atípicas no RN

O Grupo Mães T21RN, que acolhe famílias de crianças com trissomia do cromossomo 21, também conhecida como Síndrome de Down, lançou a terceira edição do seu calendário temático. A venda do material tem o objetivo de arrecadar recursos para exames, consultas e outras necessidades de crianças atendidas pela iniciativa. A publicação pode ser adquirida pelo Instagram @MaesT21RN por R$ 20.

Criado em 2021 por duas mães, uma de Natal e outra de Mossoró, o grupo cresceu e hoje conta com cerca de 260 integrantes. “Inicialmente era um grupo pequeno, com oito ou nove mães que se fortaleceram juntas. Hoje, estamos com 257 mães no Rio Grande do Norte“, explicou Lília Kallyene, pedagoga e mãe de uma criança com T21.

A terceira edição do calendário tem como tema as profissões. “Este ano, todas as profissões representadas já têm pessoas com T21 atuando nelas”, disse Lília. A ideia surgiu a partir da primeira edição, que abordou sonhos, e da segunda, inspirada nas Olimpíadas. Com o crescimento da iniciativa, o projeto passou a arrecadar fundos para atender famílias com menos condição financeira.

O grupo também se dedica à distribuição de kits de boas-vindas para mães que recebem o diagnóstico da T21. “Muitas vezes, essa notícia ainda é dada de forma errada, com um peso desnecessário. Nosso objetivo é acolher essas famílias”, explicou.

A arrecadação com o calendário conta com apoio de diversas empresas e patrocinadores. “Nem todas as famílias têm plano de saúde ou acesso fácil a exames e consultas. O recurso arrecadado nos ajuda a dar esse suporte”, destacou Lília.

O Grupo Mães T21RN tem como bandeira o combate ao capacitismo. “O nosso maior sonho é alcançar mais famílias e afirmar os direitos das nossas crianças com deficiência”, afirmou Lília. “Quanto mais mães e famílias conseguirmos acolher, mais autonomia nossas crianças terão.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.