Carnaval de rua leva vida para a Cidade Alta, avalia gerente de Cultura do Sesc RN

A movimentação gerada pelo Carnaval em Natal já impulsiona diversos setores da economia, desde artistas e técnicos até ambulantes e comerciantes. A avaliação é de Bárbara Rocha, Gerente de Cultura do Sesc RN, que participou da organização do evento “Sesc na Ladeira” nesta quinta-feira 6. “Então não só a contratação artística que eu faço, mas o ambulante que está lá vendendo, e a gente já vê a Cidade Alta viva hoje, todo mundo ali comprando seus adereços. Quanto gera de movimentação, de circulação para dentro do Estado”, afirmou.

O evento “Sesc Parada na Ladeira” ocorrerá nesta quinta-feira 6, a partir das 17h30, promovendo uma grande festa carnavalesca gratuita no Centro de Natal. A concentração é em frente ao Sesc Cidade Alta. O percurso, com aproximadamente 1,2 km, seguirá pela Avenida Junqueira Ayres, passando pelo Viaduto do Baldo e retornando pela Avenida Rio Branco até o Sesc Rio Branco. Durante o trajeto, o público contará com apresentações musicais, como o show do artista Durval Lelys.

Bárbara Rocha citou o impacto financeiro para trabalhadores formais e informais. “É uma premissa nossa, dentro inclusive dos nossos princípios, dos nossos preceitos, é fazer a contratação de fornecedores locais, a gente quer trazer realmente e contribuir para o Estado, então dentro das nossas premissas a gente tem essa contribuição, essa devolutiva, então é uma geração além de promover o lazer, de promover a cultura, a educação, o nosso fornecedor é daqui, quem compra a mochila, onde a gente compra a meia, o tênis, é daqui do RN, então isso é muito importante porque a gente promove também, movimenta a economia dentro do Estado”.

O evento contribui para essa movimentação. “O trabalhador precisa vender cerveja para poder levar o pão para casa, e eu entendo, isso é muito importante, mas é mais do que isso, a gente precisa contagiar as pessoas, então o Sesc é uma empresa que alcança a sociedade através do seu trabalho, a gente tem um trabalho muito sério, muito ético”.

O projeto se expande e chegará à Zona Norte e Mossoró. “Estamos ganhando muitos espaços, esperamos que a gente possa contagiar todo mundo com essa alegria, com um Carnaval de rua, para a família, para todos, com muita segurança, com muita alegria”.

Programas sociais

Além do impacto cultural, o evento também fortalece o comércio e a economia local. “O Parada na Ladeira, ele é um evento para o comerciante, para o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a população”, destacou Camila Nóbrega, diretora dos Programas Sociais do Sesc RN.

Este ano, a festa conta com o “Abadá Solidário”, trocado por 2 kg de alimentos, que serão doados a instituições do programa Mesa Brasil. “Esse alimento, ele é destinado às instituições do Mesa Brasil, que é o nosso projeto de assistência e leva conforto alimentar para tantas pessoas que precisam”, explicou.

O Sesc RN também inicia outras ações sociais neste mês. A partir de segunda-feira 10, 900 kits escolares serão entregues a estudantes das unidades de ensino gratuitas da instituição, em Natal, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. “Nós entregamos o material completo. Fardamento, livro, mochila. Além de dar a esse aluno a possibilidade de merenda e educação de qualidade”, disse Camila.

Na mesma data, o Sesc começa a atender mulheres em Nísia Floresta com a Unidade Móvel de Saúde Mulher. “Estamos atendendo a partir do dia 10 de fevereiro com 450 mamografias e 450 preventivos previstos”, afirmou. O atendimento é gratuito e ocorre mediante agendamento prévio com agentes de saúde locais.

Serviço

O que: Sesc Parada na Ladeira 2025
Quando: Quinta-feira (06 de fevereiro), a partir das 17h30
Onde:

  • Concentração em frente ao Sesc Cidade Alta, às 17h30
  • Percurso de 1,5 km pelas ruas do Centro
  • Show de Durval Lelys em frente ao Sesc Rio Branco, às 19h30

Valor: Gratuito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.