A Procuradoria Federal do Consumidor do México (Profeco) está em negociação com a rede de cinemas Cinépolis após uma controvérsia envolvendo o filme ‘Emilia Pérez‘, dirigido por Jacques Audiard.
A confusão surgiu porque consumidores, insatisfeitos com o longa, exigiram o reembolso dos ingressos com base em uma suposta garantia divulgada pela empresa.
Internautas afirmaram que a “garantia Cinépolis” indicava ser possível solicitar o reembolso caso o espectador não estivesse satisfeito com a experiência, desde que a solicitação fosse feita dentro dos primeiros 30 minutos de exibição.
A Profeco está apoiando os consumidores, defendendo a garantia do reembolso do valor do ingresso.
A Cinépolis, no entanto, esclareceu que a garantia em questão não está vinculada a reembolsos, afirmando que o selo funciona como uma recomendação para filmes considerados de alta qualidade, destinados a proporcionar experiências únicas ao público.
Diante das reclamações, a Profeco iniciou conversas com a rede de cinemas para garantir que os termos usados na comunicação sejam claros e estejam de acordo com a Lei Federal de Proteção ao Consumidor.
A legislação exige que palavras como “garantia” sejam acompanhadas de explicações detalhadas sobre como funcionam e como podem ser aplicadas.
O filme ‘Emilia Pérez’ já vinha enfrentando críticas pelo seu conteúdo. Muitos espectadores consideraram o enredo insensível, já que aborda temas delicados, como o crime organizado e desaparecimentos forçados no México, sem que o diretor tenha pesquisado a fundo a realidade local.
Mesmo em meio as polêmicas, ‘Emilia Pérez’ conquistou treze indicações ao Oscar, incluindo uma indicação de melhor atriz para a espanhola Karla Sofía Gascón.
Não levou muito tempo até que os internautas voltassem a bombardear o longa-metragem nas redes sociais, comentando sobre como a obra não deveria ter conquistado qualquer nomeação – principalmente por desrespeitar a comunidade transgênero e a comunidade latino-americana, em especial a mexicana, com a história mostrada nas telonas.