Árvore corre risco de cair e preocupa moradores em meio a obras no Centro de Ribeirão Preto


Ela teve parte das raízes podadas durante intervenção estrutural na Rua São José e está com sinais de deterioração, segundo engenheira agrônoma. Prefeitura vai avaliar o caso. Moradores de Ribeirão Preto estão com medo de árvore de grande porte em obra
Uma árvore com risco de queda se tornou uma preocupação de moradores e comerciantes de uma das principais ruas da região central de Ribeirão Preto (SP). O exemplar do gênero Ficus teve parte das raízes cortada por conta de obras que ocorrem no local e dá outros sinais de deterioração, segundo a engenheira agrônoma e paisagista Fabiola Saporiti Angerami.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Se nós olharmos para a copa dela vemos que já não tem tanta folha. Então isso já é um problema. Se nós olharmos para a base dela, as raízes foram sim muito danificadas por essas obras. Tudo isso faz a árvore perder estabilidade. Tem risco? Claro que tem”, afirma.
Procurada, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente comunicou que vai avaliar o caso para preservar a área e a segurança da população.
Árvore com raízes expostas está com risco de queda em trecho em obras no Centro de Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Risco de queda
De acordo com o comerciante Alexandre Primo, outras reclamações com relação à árvore foram feitas à Prefeitura, desde quando as raízes crescentes danificavam a calçada e davam sinais de risco.
Com as obras no Centro, parte das raízes que ultrapassaram o meio-fio foi cortada, o que agravou o problema, segundo ele. “Estourou toda a calçada, já teve queda de idosos, crianças, deficientes visuais e agora, com o serviço das obras, cortaram a raiz dela para passar tubulação”, afirma.
Outro risco é com relação a um imóvel tombado pelo patrimônio público, que data dos anos 1910, que pode ser atingido pela árvore, caso ela caia.
“Está uma situação precária, a gente tem medo de ela cair. A gente pede uma remoção e no caso uma reposição, que colocassem uma nova árvore que fosse adequada”, diz.
A engenheira agrônoma também aponta um deslocamento da guia, que futuramente pode colocar em risco os motoristas que passam pela Rua São José.
“É inadequado você deixar um dente quando você tem uma via como essa que é muito importante, então são muitos itens, aí sim, planejamento de infraestrutura, secretarias de Obras, Meio Ambiente, pra avaliar essa situação.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.