Educação Humanizada: Desafios da Nova Gestão em Toledo

Educação Humanizada: Desafios da Nova Gestão em Toledo

Educação Humanizada: Desafios da Nova Gestão em Toledo

Estimated reading time: 5 minutos

A educação e o ensino são processos que precisam ser pensados de forma abrangente e intersetorial, porque envolvem ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo, saúde, acesso a profissionais de qualidade e estruturas capazes de acolher os estudantes de forma a cativá-los e motivá-los, como gestores bem preparados e arrojados. No contexto da Educação na nova gestão em Toledo, esses elementos se tornam mais evidentes.

O processo de desenvolvimento da Educação deve ser contínuo e de preparo do cidadão em todas as fases do seu desenvolvimento, de acordo com as capacidades e responsabilidades do município.

O desafio está em promover uma educação humanizada, que busque cada vez mais qualidade e desenvolvimento de projetos inovadores e conscientes. A secretária de Educação de Toledo Janice Salvador com a sua equipe deve promover uma série de melhorias. Ela explica que as demandas serão divididas em grupos de ações e de manutenções das rotinas da Educação. “Essas foram as nossas atenções no pós-eleição e elas seguem neste momento em que assumimos a Secretaria”.

As demandas abrangem a oferta de um transporte escolar aos estudantes, matrículas para todas as crianças, repasse de material didático, como kit escolar, alimentação escolar e organização interna dos espaços escolares, comenta Janice.

A secretária de Educação explica que alguns processos licitatórios precisam ser encaminhados. Exemplo: deverá existir um atraso na distribuição do kit escolar. “A empresa responsável encaminhou a amostra e ela foi analisada pela comissão. Vários itens foram reprovados e, por isso, a empresa vencedora do certame foi destituída e a segunda empresa foi chamada”.

Janice pontua que a reprovação do material aconteceu ainda durante o processo de transição e com a participação da atual equipe. “A expectativa é que a nova empresa encaminhe a nova amostra. A comissão responsável fará a análise. Se aprovada, o processo segue para conclusão e, posteriormente, fechamento de contrato. Acredito que teremos atraso na entrega do material”.

A secretária enfatiza que as famílias receberão os materiais deste ano. Ela cita o exemplo que o brinquedo foi reprovado, porque não preencheu a descrição do edital. “O edital é claro e ele deve ser seguido. Não aceitaremos produtos que não consta no documento”.

PRORROGADOS

Outra demanda é o transporte escolar. Janice esclarece que o processo licitatório foi encaminhado e a equipe de transição do governo participou da discussão desta pauta. “Foram cinco lotes e não tivemos empresas habilitadas. Os contratos vigentes serão prorrogados até o mês de julho deste ano. Desta maneira, a equipe terá tempo hábil para organizar o processo. Além disso, o processo poderá tramitar com mais tempo e os contratos poderão ser efetivados”.

A secretária destaca que esses pontos mencionados são considerados preocupantes para a pasta. Janice explica que caso alguma demanda não transcorra de maneira correta, ela poderá impactar de maneira problemática na Educação (como um todo). “Todos os itens precisam estar encaminhados”.

EDUCAÇÃO NA NOVA GESTÃO EM TOLEDO

Uma melhoria para o início deste ano letivo, citado por Janice, é a convocação de mais de 67 professores. “Nós conseguimos avançar significativamente. Com a convocação, o Professor de Apoio à Diversidade e à Inclusão (PADI) será efetivo da rede e não mais PSS. Assim, conseguiremos dar uma nova realidade para o segmento de Educação Inclusiva”.

De acordo com a secretária, a equipe buscará um aprimoramento maior, pois os profissionais permanecerão na rede. “Queremos eliminar a rotatividade ou a mudança frequente do PADI, ou seja, dos profissionais que atendem crianças com necessidades especiais”.

Janice complementa que novas contratações precisarão ser realizadas. “A rede precisa em média de 134 professores efetivos para atender as crianças com necessidades especiais nas escolas e ainda temos os profissionais para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)”, finaliza a secretária de Educação.

Da Redação

TOLEDO

Rede de ensino municipal tem volta às aulas em 4 de fevereiro

A abertura do ano letivo da rede de ensino municipal está programada para a primeira semana do mês de fevereiro. No dia 4 de fevereiro, a comunidade escolar receberá cada estudante.

A secretária de Educação Janice Salvador afirma que a abertura do ano letivo para o professor acontece em 3 de fevereiro. “Nesta data, receberemos um grupo de docente no Teatro e outro na Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo”.

A programação está em fase de organização. Ações serão promovidas no período matutino. “São reflexões que envolvem a Educação e as suas particularidades. Assim, como os novos desafios”, comenta a secretária ao complementar que a temática Saúde Mental será abordada pela tarde. Neste dia, conforme Janice, os diretores eleitos ou nomeados receberão suas posses.

O professor e a equipe retornam para as escolas no dia 27 de janeiro. “Serão executadas as atividades internas nas escolas. Além disso, cada instituição organiza o seu Plano de Formação para que as aulas comecem com tranquilidade no dia 4”.

PROCESSO

O calendário escolar está definido e as férias devem ocorrer entre julho e agosto deste ano. Janice explica que o município de Toledo vai sediar os Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e as escolas servem como local de alojamento. “Nós viabilizaremos o espaço para acomodar os estudantes visitantes, mas também não podemos gerar prejuízos para o nosso ano letivo”.

Da Redação

TOLEDO

O post Educação Humanizada: Desafios da Nova Gestão em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.