Mais de 5,8 mil pessoas com TEA receberam documento de identificação na Baixada Santista, SP; entenda


Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) foram lançadas pelo governo de São Paulo em 2023. Mais de 5,8 pessoas com TEA garantem documento de identificação na Baixada Santista
Secom
O Governo de São Paulo emitiu 5,8 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) na Baixada Santista desde 2023, ano em que foram lançadas. O documento tem como objetivo identificar pessoas diagnosticadas para facilitar o atendimento em serviços públicos e privados em todo o território estadual.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Lançada como parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), e ativo desde abril de 2023, a CipTEA possui a média de aproximadamente 280 documentos emitidos mensalmente na região.
Segundo a administração estadual, os números mostram um avanço expressivo na inclusão e no acesso aos direitos assegurados às pessoas com o espectro.
Números do estado
A iniciativa alcançou mais de 84 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o território estadual, chegando a uma média de 4 mil emissões mensais.
Ainda segundo o governo do estado, mais de 47 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA foram emitidos desde abril deste ano. O documento busca proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito.
Como solicitar
É necessário o laudo médico que comprove o diagnóstico do TEA e os documentos pessoais do responsável e do beneficiário.
A emissão da CipTEA pode ser feita digitalmente, por meio do site, ou pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR. Também poder ser feita presencialmente em qualquer unidade do Poupatempo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.