Advogado de Braga Netto descarta delação de general e chama Cid de ‘mentiroso contumaz’

José Luis de Oliveira Lima, advogado do general Braga Netto, afirmou nesta sexta-feira 27 que o tenente-coronel Mauro Cid é um “mentiroso contumaz” e que a delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) precisa ser questionada.

“Como é que pode dar credibilidade à fala de um sujeito que mentiu o tempo inteiro e estava desesperado?”, questionou o advogado em entrevista à GloboNews.

Ele comparou a delação de Cid às colaborações premiadas fechadas no âmbito da Operação Lava Jato.
Oliveira Lima citou que o tenente-coronel ficou 129 dias preso antes de ter o acordo homologado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Relembrou, ainda, que o militar disse, em áudios revelados pela revista Veja, que teria sido pressionado a dizer o que não sabia.

Em depoimento ao Supremo em março e com a delação em risco, Cid negou que tivesse sido pressionado e disse que os áudios eram um “desabafo” e parte de conversa “privada, informal e particular”.

Oliveira Lima diz disse ainda não consegue entrar nos pormenores da defesa de Braga Netto enquanto a delação estiver sob sigilo. Por isso, negou-se a responder perguntas sobre evidências da relação do general com os planos golpistas.

“A colaboração premiada do Mauro Cid é uma peça fundamental que faz uma relação a todo o relatório da polícia, portanto eu não tenho como entrar num detalhe de uma mensagem que pode estar completamente fora de contexto e aqui fazer uma linha de defesa técnica de uma prova e de um documento a que eu não tive nenhum acesso”, disse.

O advogado afirmou ainda não ser possível que somente diante de Moraes, após já ter prestado 11 depoimentos à Polícia Federal, o tenente-coronel Mauro Cid tenha se lembrado que Braga Netto entregou dinheiro vivo, em uma caixa de vinho, para financiar atos antidemocráticos.
Para ele, Cid mentiu no depoimento porque estava pressionado pela possível anulação da delação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.