Inscrições para Sisu começam em janeiro; UFRN, Uern e Ufersa têm mais de 12 mil vagas

As inscrições para concorrer a uma vaga numa universidade via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai de 17 a 21 de janeiro de 2025. O edital com todos os critérios e regras foi publicado nesta quinta (26) pelo Ministério da Educação.

A inscrição, que é gratuita, é feita apenas pela internet através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar do processo seletivo do Sisu 2025 é preciso que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, pelo mesmo site no qual foi feita a inscrição.

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá ofertar 7.241 vagas via Sisu, distribuídas entre 1º (4.952) e 2º (2.289) semestres. Em 2025 há 55 vagas a mais em comparação a 2024 devido a criação de novos cursos e a transferência de cinco vagas do curso de Ciência da Computação do reingresso específico para o Sisu.

Para o próximo ano, o quadro de vagas conta com três novos cursos, cuja criação foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe): Engenharia de Energia, com 40 vagas via Sisu para o campus Natal; Inteligência Artificial, que irá ofertar 40 vagas via reingresso específico para o campus Natal; e Engenharia de Computação, com 40 vagas via Sisu para o campus Caicó, cuja oferta está condicionada à aprovação do Ministério da Educação (MEC).

Ufersa

Para a edição de 2025, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai ofertar 2.755 vagas, distribuídas em 30 cursos de graduação em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, para os dois semestres do ano. Desse total, 1.374 vagas são para ampla concorrência e 1.381 vagas são reservadas para as condições estabelecidas na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

A oferta de vagas reservadas pela Lei de Cotas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os cursos ofertados pelo SiSU na Ufersa, destaque para graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, um curso de primeiro ciclo, que garante ao discente acesso à Diploma de Conclusão de Curso em Nível Superior e é requisito para o ingresso em um dos cursos de Engenharia ofertados pela Ufersa.

Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) disponibilizará 2.509 vagas para o Sisu 2025, distribuídas entre os campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. A quantidade de vagas de 2025 é a mesma de 2024.

The post Inscrições para Sisu começam em janeiro; UFRN, Uern e Ufersa têm mais de 12 mil vagas appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.