Nova orla Leste de Natal transforma paisagem e potencializa turismo

A Orla Leste de Natal passa por uma significativa transformação, com obras que prometem revitalizar completamente a área e proporcionar novos espaços de lazer e infraestrutura à população. Segundo informações da Prefeitura de Natal, o projeto abrange uma extensão de aproximadamente 6,5 quilômetros e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes da cidade.

Os operários se revezam no trabalho para concluir o equipamento, digno das belezas naturais da capital potiguar, potencializando o turismo local, e, de quebra, gerando mais emprego, renda e melhores oportunidades.

A Avenida 25 de Dezembro já foi entregue totalmente revitalizada, em julho deste ano, e agora conta com nova iluminação, asfalto renovado, calçadas ampliadas e a implantação de grama e árvores ao longo de toda sua extensão. Orçada em R$ 39 milhões, a iniciativa prevê intervenções desde a Praia dos Artistas (na Ladeira do Sol), até a Praia do Forte, na Zona Leste da cidade.

“A orla da nossa cidade estará, finalmente, à altura do que o natalense e os turistas merecem. Vamos transformar aquela região, dotando os espaços de infraestrutura de alta qualidade e necessária para os frequentadores usufruírem das nossas belezas naturais com conforto, comodidade e segurança”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Álvaro Dias ressalta o aspecto econômico do projeto. “Estamos falando do fortalecimento do turismo local, nossa principal atividade econômica, responsável pela maior parte dos empregos gerados no Município. A recuperação da orla vai significar uma retomada para a região, impulsionando o setor, criando um círculo virtuoso de investimentos”.

A nova orla urbana manterá o atual sentido em relação ao fluxo de veículos. Os novos quiosques padronizados estão sendo construídos de forma padrão em uma área com todas as condições de funcionamento, inclusive com novos banheiros.

Guarda-sóis fixos padronizados também serão instalados ao longo da Café Filho, que ainda terá lixeiras subterrâneas uma inovação em Natal. Haverá, ainda, um skate parque para competições nacionais e internacionais, passarelas acessíveis, estacionamento para buggys, a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva, além de um projeto paisagístico e nova iluminação pública.

Um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal também serão construídos na região. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no Huol, afora um novo estacionamento. Arborização Para tornar ainda mais bonita e agradável a orla da zona leste de Natal, a Prefeitura está executando um amplo projeto de paisagismo e arborização na região.

Está previsto o plantio de mais de 400 árvores de várias espécies ao longo da execução dos serviços nas avenidas Café Filho e Getúlio Vargas, assim como a 25 de Dezembro. Só nesse quesito, estão sendo investidos mais de R$1 milhão na recomposição vegetal. Dentre as espécies plantadas constam: ipês amarelos; palmeiras rabo de raposa; crótons; agave yucca; acácia mimosa; jasmim-do-caribe; coqueiros; palmeira real; clúsia; bromélia; dianela; barba de serpente; azaléia anã; flor da fortuna; bougainville rosa; chanana; lambari roxo; ixora; pingo de ouro; além de vegetação rasteira de áreas com plantio de grama esmeralda. Para obter uma taxa maior de sucesso na chamada “pega” desse processo de paisagismo e arborização, boa parte do projeto vai utilizar espécies na fase adulta e de grande altura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.