Prefeitura de Natal passa a oferecer aplicação de testosterona a homens trans

A Prefeitura de Natal começou a oferecer hormonioterapia para homens trans atendidos pelo Ambulatório Transexual e Travesti (Ambulatório TT), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço passou a funcionar nesta quinta-feira 8 e é voltado a pessoas que estão em acompanhamento no local há pelo menos seis meses e com prescrição médica feita por profissionais da unidade.

A aplicação da testosterona será feita no próprio Ambulatório TT, de segunda a quinta-feira, das 9h às 14h. O hormônio promove mudanças corporais que alinham a aparência à identidade de gênero dos homens trans, como o crescimento de pelos faciais, aumento da massa muscular e redução do tecido mamário.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Sandra Raissa, falou durante a solenidade que marcou o início do serviço. “Reconhecemos, com muita satisfação, que esse é um momento histórico para o nosso município. Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Saúde está viabilizando e garantindo a hormonioterapia e o fluxo contínuo para sua administração. Em nome da Gestão do Prefeito Paulinho Freire, reafirmamos o compromisso, não só com o Ambulatório TT, um serviço de Saúde Pública tão importante, mas, principalmente, com todos os usuários que usufruem de seu acolhimento e atendimento”, disse.

A coordenadora do Ambulatório TT, Cléa Patrícia, explicou a importância do atendimento: “A hormonização é de extrema importância, pois é uma das ferramentas que contribuem para o bem-estar psicológico e emocional dentro desse processo de transição para os usuários”.

Eric Sousa, professor e usuário do Ambulatório, também participou do evento. “Época atrás era impossível a gente imaginar esse momento, e hoje temos acesso ao Ambulatório, ao processo transexualizador, ao acompanhamento hormonal. Não é apenas um hormônio que vai entrar no nosso corpo, é uma mudança que já acontece dentro da gente e eu só tenho a agradecer por vocês acolherem as nossas demandas”, afirmou.

Eduardo Gabriel, Agente de Combate às Endemias da Prefeitura há 23 anos, contou sua experiência. “É muito importante, pois fica mais acessível a toda a população trans, não só para mim. Estou em acompanhamento no Ambulatório há quase dois anos, fiz consultas, exames, e comecei o hormônio e até agora, graças a Deus, está tudo dando certo”, declarou.

O Ambulatório TT foi inaugurado em 2020 e já atendeu mais de 600 pessoas. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, assistente social e psicóloga. Em média, são realizadas 100 consultas médicas por mês. O serviço é de demanda aberta e atende pessoas transexuais, travestis e não binárias.

A unidade funciona na Avenida Nascimento de Castro, 1892, no bairro de Lagoa Nova. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (84) 9 8846-3997 ou pelo e-mail [email protected].

Adicionar aos favoritos o Link permanente.