Circuito “Diálogos Arte para Todos”, que compartilha experiências em acessibilidade cultural, chega à Furb





 

 

Depois da estreia na Univille, o circuito “Diálogos Arte para Todos”, iniciativa do Instituto IMPAR, de Joinville, avança na maratona que vai percorrer as seis mesorregiões do estado, até o final de junho. No dia 14 de maio, o trabalho chega à Furb, de Blumenau. A oficina, voltada a acadêmicos de teatro e de dança, será às 19h30, na sala S-113 do centro universitário. Ainda neste mês, o circuito passa por outras duas instituições: Univali, em Itajaí, e IFSC, em Palhoça.

Roberto Murphy, coordenador do Curso de Teatro da Furb e diretor artístico do Grupo Phoenix, afirma que a iniciativa contempla os objetivos da faculdade, em diversificar e tornar plural a formação oferecida. “É fundamental que ações como essa ocorram no universo acadêmico porque é ali que conseguimos promover uma maior inclusão dos estudantes”, sublinha Roberto, para lembrar que o perfil do curso busca formar artistas, professores e pesquisadores de teatro, tornando essas parcerias ainda mais relevantes.

No total, o circuito vai abranger 12 instituições de ensino superior, compartilhando com estudantes, professores e pesquisadores um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico com a participação de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental, na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, por meio do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.

O formato dos “Diálogos Arte para Todos” une palestra, vivência artística e roda de conversa, para que os participantes experimentem a metodologia proposta pelo instituto e troquem experiências. Em Blumenau, a condução da atividade será de Iraci Seefeldt (jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro). Os encontros com participação de pessoas cegas e surdas terão recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.

Robson Benta, que levou recentemente a Blumenau um trabalho sobre Cruz e Sousa, em parceria com a Cia Carona, salienta que a oportunidade de compartilhar experiências sobre acessibilidade cultural com os acadêmicos da Furb reforça o compromisso do IMPAR em ampliar a rede que busca tornar a arte acessível a todos.

O circuito “Diálogos Arte para Todos” faz parte do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e o incentivo do Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.

Foto da estreia do circuito, na Univille. Crédito: Gabriel Bazt

Assessoria de Imprensa – Instituto IMPAR
Patrícia Gagliotti
Guilherme Diefenthaeler:

 

 

O conteúdo Circuito “Diálogos Arte para Todos”, que compartilha experiências em acessibilidade cultural, chega à Furb aparece primeiro em Portal Timbó Net.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.