As obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte de Igapó, na zona Norte de Natal, seguem em andamento e devem ser concluídas até o final de maio de 2025. A previsão é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com os trabalhos iniciados há 19 meses, o tráfego na região permanece parcialmente interditado.
Inicialmente orçado em cerca de R$ 20,8 milhões, o projeto passou por atualizações e agora conta com um investimento total estimado em aproximadamente R$ 30 milhões.
“O DNIT informa que a execução da obra está dentro do cronograma. A expectativa é de que até o final de maio de 2025 o tráfego esteja totalmente liberado, com 100% dos serviços concluídos. A autarquia ressalta ainda que o cronograma de pagamentos das medições previstas em contrato está sendo rigorosamente cumprido com a empresa responsável pela execução”, diz a nota oficial.
A intervenção faz parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), financiado com recursos do Orçamento Geral da União. A obra envolve desde a fundação até a superestrutura da ponte, contemplando faixas de rolamento, passeios para pedestres e juntas de dilatação.
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Entre os serviços realizados estão:
- Restauração e reforço de estacas, blocos e pilares;
- Demolição de estruturas comprometidas;
- Substituição do pavimento asfáltico;
- Troca dos aparelhos de apoio;
- Reforço de vigas;
- Recuperação de barreiras de refúgio e guarda-corpos;
- Implantação de uma estrutura cicloviária.
De acordo com o DNIT, cerca de 70 mil veículos cruzam a ponte diariamente. A estrutura é considerada um dos principais corredores de mobilidade urbana de Natal, sendo essencial para a integração da região metropolitana.
Histórico
Com 600 metros de extensão, a Ponte de Igapó nunca havia passado por uma reforma desde a construção de suas duas partes: a primeira em 1970 e a segunda em 1985. Atualmente, apenas uma das pistas está liberada ao tráfego, o que tem gerado congestionamentos e dificuldades para motoristas e usuários do transporte público.
Embora as obras tenham começado oficialmente em setembro de 2023, o processo de reabilitação foi iniciado em 1º de setembro de 2021, com a homologação da licitação para os projetos básico e executivo. Desde então, os engenheiros do DNIT têm trabalhado no desenvolvimento dos estudos necessários para viabilizar a execução da obra.
A população da zona Norte já havia enfrentado transtornos anteriores com intervenções nas obras da Avenida Felizardo Moura e no entorno do Viaduto da Urbana, o que intensifica os impactos atuais no trânsito da região.