O Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande do Norte (Sindsegur-RN) realizou uma paralisação de alerta nesta terça-feira (8) em oito agências do Banco do Brasil de Natal e do interior contra a demissão em massa de cerca de 100 trabalhadores pela Emvipol, empresa que venceu a licitação para fazer a segurança nas agências do BB.
Em Natal, a paralisação fechou as agências da Av. Roberto Freire (Estilo e Ponta Negra), Mor Gouveia, Jaguarari e Santa Catarina (Zona Norte). No interior, foram fechadas as agências de Parnamirim, Macaíba e Apodi.
O presidente do Sindsegur-RN e membro da Confederação Nacional dos Vigilantes, Márcio Lucena, afirmou que as agências ficarão fechadas durante todo o dia, não descartou novas paralisações e afirmou que, se a situação dos trabalhadores não for resolvida, não está descartada uma greve geral dos vigilantes.
Ele explicou que o Banco do Brasil, depois de romper o contrato com a ADS, empresa que prestava o serviço de vigilância em todas as agências do RN desde 2006, fez uma nova licitação, que teve como vencedora a Emvipol.
Trabalhadores estão sendo descartados

De acordo com Márcio Lucena, a nova empresa avisou que não recontratará todos os profissionais que prestavam serviço à ADS. Dos 160 vigilantes que atuam nas agências do estado, 100 pelo menos poderão ficar desempregados.
A Emvipol, segundo o dirigente sindical, anunciou que demitirá os trabalhadores com mais de 50 anos de idade e as vigilantes mulheres, o que caracterizaria, ao mesmo tempo, etarismo e discriminação de gênero.
“Os vigilantes estão sendo descartados de forma desumana, sem pingo de sensibilidade da parte do Banco do Brasil e da Emvipol. Cerca de 100 pais e mães de família que trabalham há mais de 20 anos no Banco do Brasil agora correm o risco de ficar desempregados porque a empresa não quer comportar os vigilantes”, declarou Márcio Lucena.
A situação dos trabalhadores, denunciou ele, “é desesperadora”. “Os próprios gerentes dessas agências estão solicitando a permanência dos vigilantes, mas a empresa está intransigente”, contou.
Empresa resiste em contratar vigilantes

A Emvipol assumirá o serviço de segurança nas agências do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte a partir do dia 15 de abril. Márcio afirmou que o Sindsegur-RN quer a permanência dos trabalhadores, mas a empresa está resistente.
O Sindsegur-RN já entrou com uma ação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Márcio Lucena disse, ainda, que o sindicato cobra que o Banco do Brasil busque uma solução com a Emvipol, que permita chegar a um acordo para recontratação dos vigilantes.
“Não descartamos uma greve geral dos vigilantes se nossa pauta não for atendida”, alertou.
Vigilantes têm apoio de Bancários
A paralisação do Sindsegur-RN contou também com o apoio do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (SEEB-RN). Representantes das duas categorias se reuniram, na segunda-feira (7), com a Superintendência do Banco do Brasil no RN para discutir a situação dos vigilantes.
Durante a audiência, os sindicatos destacaram que muitos desses profissionais já atuavam há anos nas agências e possuem experiência e qualificação para continuar exercendo a função.
“A não absorção desses vigilantes pela nova empresa de segurança contratada pelo banco tem causado prejuízos sociais e financeiros, além de representar um desrespeito aos direitos trabalhistas e humanos desses trabalhadores(as)”, disseram, em nota conjunta, os dois sindicatos.
As entidades sindicais cobraram explicações e providências imediatas do Banco do Brasil e das empresas responsáveis, exigindo que nenhum vigilante seja descartado em razão da idade ou do gênero, “o que configura violação aos princípios da dignidade do trabalho”, destacaram.
A Superintendência do BB e os setores presentes, segundo os sindicatos, se comprometeram em analisar a situação e a buscar soluções junto às empresas contratadas.
The post Vigilantes fecham agências do BB em Natal e no interior contra demissão em massa appeared first on Saiba Mais.