RN anuncia concursos para EMPARN e IPERN com mais de 100 vagas

Depois de décadas sem abrir concursos públicos, o Governo do Rio Grande do Norte volta a investir na renovação de quadros em duas áreas estratégicas: agropecuária e previdência. Nesta sexta-feira (4), a governadora Fátima Bezerra anunciou a publicação do edital da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) e a autorização para a realização do certame do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN). Juntas, as seleções vão ofertar 106 vagas para cargos de níveis médio e superior.

“Hoje, temos o anúncio do concurso para o IPERN, que promove um certame para reposição de seu quadro efetivo há 47 anos, e também para a EMPARN, nossa empresa de pesquisa agropecuária, que está há 31 anos sem realizar concurso”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

O edital da EMPARN será publicado na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado, com provas previstas para o dia 22 de junho. O concurso contempla 16 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para as funções de Pesquisador e Técnico de Nível Superior. A seleção será realizada pelo IDECAN e terá três etapas: prova objetiva, discursiva (para nível superior) e análise de títulos (para pesquisador).

As inscrições começam no dia 7 de abril, às 14h, e vão até 8 de maio, às 23h59, exclusivamente pelo site do IDECAN. O resultado final está previsto para ser divulgado em 10 de outubro de 2025, com validade de dois anos, prorrogável por mais dois.

As oportunidades são para áreas diversas como Meteorologia, Aquicultura, Produção Animal e Vegetal, Contabilidade, Administração, Direito, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, além de vagas para Técnico Agrícola, Técnico Agropecuário e Técnico em Laboratório. Todas as vagas respeitarão cotas previstas em lei para pessoas com deficiência, negros e pardos.

O concurso marca uma retomada histórica. A EMPARN não realiza concurso há 31 anos. “Esse apoio é fundamental para fortalecer a pesquisa agropecuária no estado, especialmente em temas cruciais como a convivência com o semiárido”, afirmou Rodrigo Oliveira Maranhão, presidente da EMPARN. Atualmente, a empresa conta com apenas 83 servidores ativos, sendo 16 pesquisadores.

IPERN: Reforço após quase meio século

Outra novidade é a autorização para o concurso do IPERN, responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado. A última seleção do instituto ocorreu em 1978. Agora, serão abertas 90 vagas, divididas entre Assistente Técnico Previdenciário (nível superior) e Agente Administrativo Previdenciário (nível médio).

A previsão é de que o edital seja publicado no segundo semestre de 2025. O presidente do IPERN, Nereu Linhares, destaca a urgência: “A defasagem é imensa. Hoje, temos apenas 62 servidores efetivos. Com a reposição, poderemos garantir mais agilidade e qualidade no atendimento aos processos de aposentadoria, pensões e perícia médica.”

O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, enfatizou a importância do momento. “O concurso da EMPARN já sai com data marcada, e o do IPERN quebra um jejum de mais de quatro décadas. São ações que reafirmam o compromisso com o serviço público de qualidade e com o fortalecimento das instituições estaduais”, resumiu.

The post RN anuncia concursos para EMPARN e IPERN com mais de 100 vagas appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.