Novo trecho da reforma da Ponte Velha volta a causar congestionamentos

Com o início de uma nova etapa nas obras de requalificação da Ponta do Igapó, o tráfego de veículos voltou a piorar no local desde a última segunda-feira (29), segundo passageiros. Com o canteiro de obras sendo agora no lado direito da ponte, no sentido Zona Norte/Centro, o local voltou a ficar congestionado, muito pela falta de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e o descumprimento das faixas exclusivas para ônibus. 

Na manhã de hoje (30), a reportagem esteve presente no local e constatou um intenso fluxo de veículos em um horário que deveria ser destinado somente ao transporte público. Isso porque, de acordo com a STTU, das 6 horas da manhã até as 8 horas, o trânsito na ponte é fechado e destinado exclusivamente a ônibus e transportes públicos da cidade, assim como acontece das 16 às 19 horas da tarde. 

A reportagem flagrou a ausência de agentes fiscalizadores controlando o fluxo de carros e esteve no congestionamento das 7 horas até as 8 da manhã, no horário destinado somente aos ônibus. O auxiliar de marketing Miguel Jefferson também ficou preso no engarrafamento e chegou atrasado no seu trabalho.

“Essa mudança de lado nas obras da ponte resultou no retorno dos longos engarrafamentos. Os motoristas notaram que a fiscalização, que no início era diária, deixou de existir, eliminando o risco de multas (das 6 às 8). Com isso, todos voltaram a usar a ponte que teoricamente deveria ser de circulação exclusiva nos horários específicos”, contou. 

Ele, que é morador da Zona Norte e trabalha do outro lado da cidade, precisa sair mais cedo que o habitual para chegar a tempo no expediente. “Além de ser mal administrada, Natal enfrenta o problema de uma população que faz questão de burlar as regras. Quem depende do transporte público é forçado a sair de casa muito mais cedo para tentar chegar pontualmente ao trabalho.”, finaliza. 

A reportagem procurou a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), mas até o momento da publicação desta matéria não obteve respostas a respeito da falta de fiscalização.

Interdição 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, na última quinta-feira (25), que haveria uma alteração no tráfego da BR-101, no Complexo de Pontes Presidente Costa e Silva, a partir das 14h do sábado (27), com previsão de se estender até às 23h do domingo (28). De acordo com o DNIT, nesse período a Ponte Velha (sentido Centro-Zona Norte) ficou interditada para serviços de recuperação e reforço estrutural.

Faixa exclusiva

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou na sexta-feira (24) de maior, que a Av. Felizardo Moura, umas das principais vias que dá acesso à Ponte do Igapó, ganharia mais uma faixa exclusiva para ônibus. A faixa passou então a funcionar no sentido Centro/região Norte, a partir da Compal até o acesso à Ponte Velha, das 16:30hs às 19:30hs, no mesmo modelo que acontece com relação à restrição para quem vem da Zona Norte no período da manhã. 

Restrição já acontece pela manhã

O sentido Zona Norte/Centro da ponte de Igapó está fechado para a passagem de veículos particulares das 6h às 8h de segunda a sexta-feira e vai continuar assim até o fim das obras de reestruturação da ponte. Embora o problema do serviço vá além disso, a restrição para veículos particulares desafogou o trânsito caótico na via.

Em abril, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn), enviou um ofício à STTU, manifestando preocupação e solicitando a retenção de ônibus que circulam no acesso à ponte de Igapó, no sentido Quintas/Zona Norte, principalmente entre 16h e 18h30 em dias úteis.

Relembre os problemas

As obras na Ponte do Igapó causam problemas para os moradores da Zona Norte desde setembro de 2022, quando foram iniciados os serviços pela Prefeitura de Natal. Um ano depois, o Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma nova interdição na estrutura, dessa vez, com o prazo de um ano e meio de duração.

A Prefeitura de Natal, inclusive, moveu uma  Ação Civil Pública (ACP) contestando a interdição de um dos lados da ponte, por causa do canteiro de obras instalado pelo Dnit. O município alegou que a obstrução de uma via não era necessária e prejudicou aqueles que precisam utilizar a ponte diariamente. Segundo o município, o canteiro deve ser retirado da ponte e pelo menos uma das faixas obstruídas deve ser liberada para aliviar o trânsito no sentido Zona Norte/Centro. 

Já o Dnit, atual responsável pela obra, defende a necessidade da medida. O órgão argumentou que o trecho já estava com os desvios definidos pela Prefeitura, em razão de obras prévias na Avenida Felizardo Moura, e que a mudança do canteiro de obras para o local sugerido pelo município, localizada dentro de uma Área de Proteção Permanente (APP), exigiria uma série de medidas preliminares que acabariam por retardar a conclusão da obra. 

Com isso, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte negou o pedido da Prefeitura Municipal do Natal para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) removesse o canteiro de obras de cima da Ponte Velha. Quem assinou a decisão foi Moniky Mayara Costa Fonseca, juíza da 5ª Vara Federal do RN. 

A decisão também determinou a realização de uma perícia judicial antecipada, que verificou a necessidade ou não da instalação do canteiro da obra em cima da ponte. O responsável por conduzir a avaliação técnica foi Vinícius Leite Silveira, engenheiro civil e perito da Justiça Federal. 

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