Sesap investiga sete casos suspeitos de febre Oropouche em Natal

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte informou nesta quinta-feira 15 que está investigando sete casos suspeitos da febre Oropouche. Todos os casos, segundo a assessoria da Sesap, são em Natal.

O RN é o único estado da região Nordeste que ainda não registrou nenhuma ocorrência confirmada da doença. De acordo com a Sesap, os resultados dos exames ainda estão sendo aguardados e devem estar prontos até a próxima semana.

Nesta segunda-feira 12, a Secretaria de Saúde do Ceará informou que investiga um óbito fetal que pode estar associado à infecção por febre do Oropouche. A secretária de Saúde do estado, Tânia Coelho, disse que o óbito foi registrado no último fim de semana.

A febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo insetor conhecido como maruim ou mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). Por causa da predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

Alguns dos sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.