Candidatos à Prefeitura de Parnamirim debatem propostas em debate na Band RN

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Parnamirim, realizado pela TV Band RN nesta quarta-feira 14, abordou questões centrais como educação infantil, infraestrutura, saúde e transporte público. Os candidatos Daniel Rizzi (Novo), Marciano Júnior (Avante), Professor Eron (PT) e Salatiel de Souza (PL) apresentaram suas propostas e responderam aos questionamentos. A candidata Professora Nilda (Solidariedade) não compareceu ao debate. Simultaneamente, ela estava em compromisso de pré-campanha.

O primeiro tema abordado pelos candidatos foi educação, Eron afirmou que, para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade, “é preciso investir na educação infantil, garantindo que todas as crianças estejam na creche, utilizando o turno inverso e investindo em atividades extracurriculares”. Já Salatiel falou em premiar as melhores escolas e equipes pedagógicas e que uma de suas propostas é investir na escola cívico-militar.

Outro ponto de destaque foi o combate à violência contra a mulher. Marciano afirmou que pretende criar um núcleo onde a vítima possa ser inserida no mercado de trabalho, “e receba apoio jurídico e tudo o que for necessário para conquistar sua autonomia”. Por outro lado, Daniel defendeu uma abordagem mais ampla e integrada.

“É preciso montar um esquema tático específico para tratar das mulheres em situações de violência, mas também devemos considerar a segurança de Parnamirim como um todo”, destacou ele, que sugeriu ainda a integração de ações educativas com a atuação policial para enfrentar a violência de maneira mais eficaz.

Salatiel sugeriu o desmembramento da Secretaria de Segurança e destacou que é preciso unir forças com os municípios vizinhos para vencer a violência urbana. “Não dá para pensar a questão ‘segurança pública’ sem dialogar com Natal, com Macaíba, com Nísia Floresta, com São José de Mipibu. É um assunto que eu conheço e vou investir em nossa gestão”.

Ele falou ainda que pretende criar uma pasta exclusiva para a mobilidade urbana e a instalar semáforos inteligentes para melhorar o trânsito. “Queremos padronizar todas as calçadas para garantir acessibilidade e vamos investir na construção da Via Verde, melhorando o acesso para quem mora na região de Nova Parnamirim”, falou.

Já Daniel criticou a falta de ciclovias na cidade e propôs melhorias no transporte público, como a integração de ônibus e trem. “Enquanto o Brasil investe em ampliar vias para carros, os países europeus estão ampliando ciclovias”, afirmou.

CORRUPÇÃO

No debate, Salatiel foi confrontado por Daniel, que questionou como ele pretende lidar com o histórico de corrupção em sua vida política e reconquistar a confiança da população. Em sua resposta, Salatiel negou as acusações, afirmando que estas são “fake news” disseminadas a seu respeito. “Muitas mentiras foram contadas e divulgadas. Eu trouxe todas as minhas certidões, os processos que estão sendo publicados, provando que não há nenhuma pendência”, afirmou.

CULTURA E LAZER

Marciano prometeu recuperar o teatro de Parnamirim e transformar mercados em centros culturais e de atração turística. “Queremos recuperar nossas praças e centros de convivência para que as famílias de Parnamirim possam se reunir e desfrutar de momentos juntos”, disse.
Já Daniel defendeu o uso das 46 escolas municipais para projetos de lazer nos finais de semana, além de melhorar as quadras esportivas e instalar piscinas. Ele também destacou a necessidade de resgatar empresas que deixaram o município.

INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO

No debate sobre infraestrutura, Marciano focou na necessidade de drenagem e calçamento em áreas como o Parque das Árvores e Copab, prometendo parceria com o governo estadual para solucionar os problemas de erosão e alagamentos. “Vamos garantir que o Parque das Árvores tenha drenagem e calçamento adequados, evitando assim a erosão e os prejuízos na Olavo Montenegro”, disse.

Professor Eron criticou as gestões passadas e atuais, afirmando que as administrações de Parnamirim têm falhado por se manterem distantes da realidade das ruas. “Sofremos com alagamentos, com a falta de uma mobilidade urbana que realmente atenda ao trabalhador”, declarou, defendendo uma gestão mais próxima da população.

EMPREGO E RENDA

Salatiel ainda falou sobre a necessidade de atrair fábricas e indústrias para Parnamirim por meio de parcerias público-privadas. “Vamos reduzir a alíquota de impostos e fazer Parnamirim voltar a ter um parque industrial. A logística da cidade facilita: estamos a 30 minutos do Porto de Natal e a uma hora do aeroporto em São Gonçalo do Amarante”, disse.

Por fim, Daniel expressou surpresa com a fala de Salatiel sobre o resgate de empresas, criticando a atual gestão, que apoia Salatiel. “Na atual gestão, perdemos a Brasinox, a Acoplast, a Coca-Cola e várias outras empresas que foram para cidades vizinhas. É difícil acreditar que algo vai mudar agora”, afirmou.

Salatiel critica ausência de Professora Nilda no debate da Band RN

Líder nas pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), não compareceu ao debate promovido pela TV Band RN, realizado na noite desta quarta-feira 14, o que gerou críticas do seu adversário Salatiel de Souza (PL). Os demais candidatos não comentaram a ausência de Nilda, que realizou encontro com eleitores.

“Lamentamos a ausência da candidata Nilda no debate. Ela poderia estar aqui, discutindo propostas e soluções para Parnamirim, mas escolheu dizer ‘não’ a você, à sua família e aos desafios da nossa cidade. Mas nós estamos aqui, firmes e comprometidos com o futuro de Parnamirim”, afirmou Salatiel.

Em suas redes sociais, Professora Nilda afirmou que não participaria do debate da Band RN, pois “não há como ter diálogo com quem se preocupa mais em me atacar do que em apresentar soluções para os problemas de Parnamirim”. Ela disse ainda que pretende debater os problemas da cidade e suas soluções com os parnamirinenses.

“Vou debater com o povo de Parnamirim. Não vou debater com alguém que tem muitas condenações por corrupção, enriquecimento ilícito, danos ao erário público e peculato. Respeito a minha história, respeito a história do povo de Parnamirim, e é com você que eu vou dialogar cara a cara, olho a olho. Meu compromisso é com o povo, e para mim, isso significa estar presente onde realmente importa, na sua rua, na sua casa, no seu bairro, escutando você”, disse.

Nilda também falou: “Eu não vim morar em Parnamirim nas vésperas das eleições. Eu vivo aqui há mais de 40 anos e eu não estou brincando de fazer política. Eu sei o que Parnamirim precisa e o meu foco é investir o meu tempo conversando com as pessoas para que os problemas sejam resolvidos. Parnamirim sabe quem é a professora Nilda. Mulher ficha limpa e comprometida com você, Parnamirim”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.