Cidades do Alto Tietê têm programação para o mês da Consciência Negra


Exposições, palestras, festival, rodas de conversa e apresentações musicais fazem parte das atividades. Dia da Consciência é celebrado em 20 de novembro. Estátua de Zumbi dos Palmares em praça de Mogi das Cruzes
Ralph Siqueira/TV Diário
As cidades do Alto Tietê têm uma programação especial para o mês da consciência negra. Exposições, palestras, festival, rodas de conversa e apresentações musicais fazem parte das atividades (veja a programação de cada cidade abaixo).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo a apuração da produção do Diário TV, Guararema não tem programação especial para o mês. Além disso, Arujá, Biritiba Mirim, Poá, Salesópolis e Santa Isabel não responderam aos questionamentos.
Ferraz de Vasconcelos
Exposição do projeto “Cultura Afro-Brasileira”, na estação Ferraz de Vasconcelos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Paço Municipal. A mostra ficará disponível para visitação até quinta-feira (14).
Itaquaquecetuba
Palestras com o tema “Racismo em todas as suas formas”, abordando aspectos do preconceito e da discriminação étnico-racial, com o objetivo de desconstruir essas práticas. As palestras acontecerão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Na quarta-feira (13), às 9h, será no Morro Branco;
No dia 18, às 8h30, no Recanto Mônica;
No dia 19, às 9h30, na Quinta da Boa Vista;
No dia 21, às 9h, no Paineira;
No dia 22, também às 9h, no Caiuby.
Haverá, também, uma roda de conversa no Centro POP no dia 27, às 9h, e no dia 28, às 14h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
No dia 19, das 17h às 21h, a Vila São Carlos recebe a “Feira Preta”, primeiro festival no município voltado para a cultura negra, com roda de samba, empreendedorismo, capoeira, comidas típicas e outras atrações.
No dia 20, será realizada uma festa para as crianças com a participação do Cidadania Móvel. O evento será realizado das 13h às 16h, nas ruas Projetada e Antônio Guidici, na Vila São Judas Tadeu.
No dia 23, a Escola Municipal de Educação Básica Josefa Costa de Souza Moura realiza a exposição “Educação para as relações étnico-raciais”, das 9h às 16h. O evento é aberto ao público.
No dia 21, às 15h, haverá o sarau “Uma história de gente preta” na própria sede com poesia, literatura, música e outras expressões artísticas. O restante da agenda está em definição.
Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes realiza o 12º Festival de Culturas Pretas da cidade. As atividades são gratuitas:
14/11 (quinta-feira)
18h às 21h30: Roda de Conversa | Raízes Urbanas: A contribuição da população negra na formação das cidades | Auditório do Museu Mogiano (R. José Bonifácio, 516 – Centro)
15/11 (sexta-feira)
9h às 15h: Dia Nacional da Umbanda | Largo Bom Jesus – Centro
20/11 (quarta-feira)
14h às 19h: Dia da Consciência Negra | Praça Monsenhor Roque Pinto de Barro (em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes)
21/11 (quinta-feira)
20h: Banda Aláfia | Theatro Vasques (R. Doutor Corrêa, 515 – Centro)
(Retirada de ingressos na bilheteria da unidade – 1 hora antes da apresentação)
Exposição “Territórios Pretos”, de Henrique Versoni:
Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes (R. Cel. Souza Franco, 993 – Centro);
Data: até 5 de dezembro de 2024;
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9 às 17h.
As visitas mediadas podem ser feitas com o artista e curador Henrique Versoni às quartas-feiras, é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail [email protected].
Suzano
A Secretaria de Cultura de Suzano desenvolveu uma programação especial do Mês da Consciência Negra com uma série de eventos gratuitos ao longo de novembro:
11 de novembro
A partir das 9h, a palestra “Lei 10.639 – História e Cultura Afro-Brasileira” será ministrada pela especialista Inês da Silveira na Universidade Piaget.
18 de novembro
A partir das 19h, o anfiteatro Orlando Digenova (rua Benjamin Constant, 682 – centro) será o palco para a palestra “Colorismo, Racismo Estrutural e Institucional”, com Lucilene Candido.
19 de novembro
A partir das 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), a pesquisadora Maria Monteiro apresenta a palestra “485 Anos de Racismo Estrutural”.
20 de novembro
Na data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, das 9h30 às 11h30, será realizado um ato oficial no Pavilhão Zumbi dos Palmares, no interior do Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com falas de autoridades locais e representantes de movimentos sociais. A partir das 13 horas, o evento segue com apresentações musicais.
22 de novembro
A palestra “Ser Artista Negro: Ferramenta de Resistência e Transformação Social”, com o artista Diogo Nogue, que será realizada no Anfiteatro Orlando Digenova, fecha a programação.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.