Faltando dois dias para fim do prazo, RN registra 5.971 candidaturas para eleições

Com o prazo para inscrição de candidatos na Justiça Eleitoral se encerrando em dois dias, o Rio Grande do Norte já contabiliza 5.971 candidaturas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). O número, conforme levantamento realizado pelo AGORA RN no Portal DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 18h desta terça-feira 13, representa 56,56% do total de candidaturas registradas nas eleições municipais de 2020, quando foram registradas 10.557 candidaturas majoritárias e proporcionais.

Do total de candidaturas já inscritas para o pleito deste ano, 305 são para prefeito, 306 para vice-prefeito e 5.360 para vereador. Os candidatos têm até esta quinta-feira 15, para enviar seus nomes e dados à Justiça Eleitoral, conforme o calendário oficial do TSE. No dia 6 de outubro, 2.649.282 eleitores potiguares deverão ir às urnas para escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 167 municípios do estado.

Em Natal, as seis candidaturas majoritárias homologadas nas convenções partidárias já apresentaram seus nomes e dados à Justiça Eleitoral: Carlos Eduardo e o vice Jacó Jácome, ambos do PSD; Nando Poeta e o vice Tiago Silva, do PSTU; Heró Bezerra e seu vice Antônio Bento, do PRTB; Natália Bonavides (PT) e o vice Milklei Leite (PV); Paulinho Freire (União Brasil) e a vice Joanna Guerra (Republicanos); e Rafael Motta e o vice José Abdon, ambos do Avante.

Em comparação ao pleito de 2020, os dados parciais da capital potiguar apresentam uma redução de 57,14% nas candidaturas majoritárias homologadas e inscritas na Justiça Eleitoral, caindo de 14 para seis. Nas eleições municipais anteriores, 736 candidaturas proporcionais foram registradas no TSE, em Natal. Já este ano, até o momento, 325 candidatos já se registraram no TSE.

Em Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil) e o vice Marcos Medeiros (PSD); Genivan Vale e a vice Nayara Gadelha, ambos do PL; Lawrence Amorim e a vice Carmem Júlia, da PSDB; e Victor Hugo e Marrocos, ambos do UP, registraram suas candidaturas majoritárias, assim como 205 candidatos à Câmara Municipal. Em comparação a 2020, o número de candidaturas para prefeito e vice caiu de seis para quatro, e o de vereadores de 476 para 205 até o momento.

Parnamirim já conta com cinco candidaturas majoritárias registradas na Justiça Eleitoral: Marciano Júnior (Avante) e o vice Cel. Dolvim (PRTB); Professor Eron (PT) e a vice Mônica Cavalcante (PCdoB); Professora Nilda (Solidariedade) e a vice Kátia pires (União Brasil); Salatiel de Souza (PL) e o vice Homero Grec (Republicanos) e Daniel Rizzi e o vice Samuel Guerra, ambos do Novo. Além disso, 260 candidaturas foram registradas para vereador.

Em 2020, seis candidaturas majoritárias foram registradas para a Prefeitura de Parnamirim, uma a mais que no pleito atual, e 339 candidaturas proporcionais foram inscritas, comparado a 260 até agora, representando 76,7% do total registrado na eleição anterior.

DivulgaCand. O sistema DivulgaCandContas reúne informações detalhadas sobre todas as candidaturas registradas, permitindo a consulta de dados como cargos, atas das convenções e resumos das prestações de contas dos partidos. Os eleitores têm acesso a informações como nome dos candidatos, número na urna, bens, certidões criminais e propostas de governo para prefeito. Também sobre contribuições, ranking de doadores e fornecedores, limite de gastos, sobras e dívidas de campanha, além de financiamento coletivo. l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.