O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta terça-feira 13, com o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof. O governador é tipo como o maior opositor de Javier Milei, atual presidente da Argentina.
Ao conversar com jornalistas após o encontro, Kicillof disse que o “Brasil sempre se comportou com respeito com o presidente da Argentina”.
O governador também falou pela normalização das “relações internacionais entre mandatários” e a necessidade de “melhorar as relações com Brasil”, sem citar o nome de Milei.
“Vamos seguir fazendo parcerias dentro do possível, sem envolver questões ideológicas. É muito importante para a Argentina”, afirmou.
Segundo ele, as pautas da conversa com Lula foram indústria e comércia, com “muitas oportunidades de cooperação”.
Lula e Kicillof tiveram uma reunião de manhã no Palácio do Planalto. Também participaram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim.
O governador de Buenos Aires busca apoio político após desgastes com Milei por repasse de verbas para a capital argentina.
Com informações do portal Metrópoles