André Gohr dá dicas para se destacar na UCI Gran Fondo World Series Brazil





 

 

Com percursos acessíveis e estrutura completa, prova reunirá mil ciclistas no dia 10 de novembro; Diretor Técnico destaca as melhores estratégias para aproveitar a prova

 

 

O ciclista profissional catarinense André Gohr foi novamente nomeado pela UCI para atuar como Diretor Técnico (Race Director) da etapa UCI Gran Fondo World Series Brazil. A prova de ciclismo de estrada será no dia 10 de novembro, em Pomerode (SC), e vai reunir cerca de mil ciclistas de vários países. A largada será às 7 horas da Arena Gran Fondo, junto ao Centro Cultural de Pomerode.

Com 10 anos de experiência no ciclismo profissional e três temporadas no Centro Mundial de Ciclismo da UCI, em Aiglé, na Suíça, Gohr integra a organização do evento e é o responsável pelo percurso e pela dinâmica da corrida.

O ciclista de 28 anos dá dicas de como andar bem e curtir a experiência de disputar a única seletiva na América do Sul para o Mundial de Gran Fondo da UCI.

Dicas para aproveitar a prova
Para iniciantes em provas de longa distância e que vão correr uma granfondo pela primeira vez, Gohr destaca a pouca altimetria do percurso.

“Acho que para um iniciante a dica principal é desfrutar o percurso,  que é único entre este tipo de prova no Brasil. É um roteiro sem dificuldade extrema e muito convidativo para pedalar. No dia da prova tem que fazer aquilo que se preparou, andar no ritmo que está acostumado, cuidar da hidratação e alimentação e procurar sempre andar em um grupo de ciclistas para desempenhar melhor”, explica.

A prova terá dois percursos no Vale Europeu. O maior tem 120km com 1.140 metros de altimetria acumulada; e o menor com 80km e 600 metros de altimetria. Ambos com relevo acessível e sem paredões exigentes.

O tempo limite para completar a prova é de 4 horas para os ciclistas da Medio Fondo (velocidade média de 20km/h) e de 5 horas para os competidores da Gran Fondo, que significa uma média horária de 24km/h.

André Gohr indica também o caminho das pedras para os mais experientes e que vão a Pomerode em busca de um lugar no pódio.

“A principal dica é se manter no grupo da frente e poupando energia o mais que puder, pois a altimetria é bem distribuída no percurso. Haverá diversos pontos chave na prova. A primeira subida é muito importante e o competidor não pode perder contato com os adversários. Na metade da prova tem a subida mais longa do percurso e a 8km da chegada tem a última subida. É fundamental se manter junto com o primeiro grupo nestes pontos. No ano passado tivemos um grupo de 10 ou 12 corredores que se destacou e foi até a chegada com decisão no sprint”, diz Gohr.

Estrutura completa
A UCI Gran Fondo World Series Brazil terá uma estrutura completa para oferecer conforto e segurança aos competidores, tanto na arena de largada quanto nos percursos.

No percurso da Medio Fondo haverá três pontos de abastecimento e seis pontos no percurso da Gran Fondo, com água e bebida isotônica, barrinha de cereal, biscoito salgado e frutas.

“No ano passado tivemos a apresentação de uma banda típica e servimos cucas (torta tradicional) no ponto de apoio em Rio dos Cedros. Teremos surpresas novamente este ano”, destaca Gohr.

Nos pontos de hidratação haverá suporte mecânico neutro para pequenos reparos de emergência. O diretor técnico da prova reforça que cada ciclista deve levar seu próprio kit básico de ferramentas com uma câmara de ar, espátula, canivete multierramentas, bomba ou cartucho de CO2, além de comida e água.

“É uma grande experiência para toda a família. A cidade tem muitas atrações turísticas e a estrutura deste ano está incrível. Além disso, é uma prova que classifica para o Mundial de Gran Fondo do ano que vem”, completa Gohr.

Atrações
A concentração de largada e chegada será no Centro Cultural de Pomerode, junto ao Teatro Municipal e à fábrica da Cervejaria Artesanal Schorstein, localizados junto ao Passeio Pomerano, com cafés, restaurantes e parques temáticos da cidade, incluindo o mais novo Spitz Pomer Park, bem em frente à largada.

Com uma estrutura de alto nível para receber os atletas, haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova.

No domingo, a partir das 13 horas, a banda de reggae e rock Dazaranha, de Florianópolis, vai se apresentar no palco da Arena Gran Fondo, com entrada gratuita e aberta ao público.

André Gohr

André Gohr

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 8 DE NOVEMBRO
14h-20h – Entrega de Kits
10h-20h – Expo UCI Gran Fondo

SÁBADO – 9 DE NOVEMBRO
10h-20h – Retirada de kits
10h-20h – Expo UCI Gran Fondo
15h – Briefing técnico (Teatro Municipal)

DOMINGO – 10 DE NOVEMBRO
7h00- Largada Gran Fondo
7h10h – Largada Medio Fondo
9h – Abertura da Expo
11h – Premiação Medio Fondo – Centro Cultural de Pomerode
12h – Premiação Gran Fondo – Centro Cultural de Pomerode
13h – Festa de Premiação com show da Banda Dazaranha – grátis e aberto ao público
16h – Encerramento da Expo UCI Gran Fondo

 

Mais informações no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br

 

BM Press Assessoria de Imprensa
Marcos Adami – Jornalista responsável

 

 

O conteúdo André Gohr dá dicas para se destacar na UCI Gran Fondo World Series Brazil aparece primeiro em Portal Timbó Net.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.