Edza Brasil
| Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE
Edza Brasil ressalta que o CONNECTI aborda temas fundamentais para promover qualidade de vida e longevidade, com discussões sobre estilo de vida, exercícios físicos e substâncias que podem retardar o envelhecimento. “Vamos falar de estilo de vida, de exercícios físicos, de substâncias que podem melhorar e retardar o envelhecimento e falar dos bons hábitos para que você tenha uma terceira idade com saúde e longevidade”, explica a farmacêutica.Com mais de 1200 inscritos e 32 horas de conteúdo ao longo dos dias 25 e 26 de outubro, o CONNECTI atraiu congressistas de mais de cinco estados e 40 municípios, representando um marco significativo para a área de terapias individualizadas no Norte e Nordeste. “Para nós, é uma grande realização estar promovendo um evento como esse na Bahia. Estamos colocando o estado como porta de entrada para uma educação de qualidade sobre longevidade e vida saudável”, destaca Bruno Brandão, diretor executivo da Singular Pharma.A Singular Pharma, que atua com formulações manipuladas voltadas para terapias de saúde integrativa, também tem como compromisso fortalecer a educação de qualidade. De acordo com Brandão, o CONNECTI será o primeiro de muitos eventos voltados ao setor, com a perspectiva de se tornar anual. “Nossa intenção é que se torne um evento anual para o ano que vem a gente já tem uma data marcada, vai ser 21 e 22 de novembro. Além disso, vamos oferecer cursos focais e uma plataforma digital, para que os médicos tenham acesso a conteúdos gravados para que possam repetir e adequar a sua agenda”, explica.
Bruno Brandão
| Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE
Segundo Brandão, o evento explora uma ampla gama de temas, desde práticas clínicas e cases de sucesso até discussões sobre intestino, sono, reposição hormonal consciente, emagrecimento e performance.Entre os palestrantes, estão renomados especialistas como o endocrinologista Dr. Antonio Carlos Minuzzi, o metabologista Dr. Antonio Pacileo e o CEO do Grupo Fagron, Dr. Rafael Padilla, que trazem as últimas novidades em terapias integrativas.Durante sua palestra, o Dr. Jorge Valente, fundador da AMSM, apresentou alternativas para uma menopausa saudável, contextualizando a evolução desse desafio. “A menopausa, na realidade, é um problema recente. Na Idade Média, a expectativa de vida das mulheres era de 25 anos. Já no início do século XX, passou para 50 anos, quando essas questões começaram a surgir. Hoje, no Brasil, a expectativa de vida das mulheres chega a 82 anos. Mas não adianta adicionar anos à vida sem trazer qualidade a esses anos. O que observamos é que o aumento da longevidade não foi acompanhado por uma proporcional qualidade de vida,” destacou.
Dr. Jorge Valente
| Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE
O endocrinologista Dr. Antônio Carlos Minuzzi também trouxe uma visão crítica sobre a terapia de reposição hormonal em homens e mulheres. “Acredito que no Brasil há exageros, com doses de hormônios muito elevadas, o que tem gerado diversos efeitos colaterais e impactos negativos. Precisamos ressaltar a importância do estilo de vida. Hoje, muitas pessoas buscam atalhos, soluções rápidas, mas na medicina não existe mágica. O que existe é esforço, dedicação e um estilo de vida saudável,” pontuou.
Dr. Antônio Carlos Minuzzi
| Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE