Brasil registra mais de 4.600 tentativas de golpe da falsa central telefônica a cada hora

Nos últimos 12 meses, o Brasil registrou impressionantes 4.678 tentativas de golpe por hora envolvendo uma prática específica de mensagens e ligações telefônicas. Esse tipo de fraude, popularmente conhecido como “golpe do 0800”, “golpe da confirmação de compra” ou “golpe da falsa central de atendimento”, tem se tornado cada vez mais comum.

Esses golpes geralmente envolvem um criminoso que se passa por funcionário de uma empresa, tentando convencer a vítima a realizar compras ou transferências bancárias. A pesquisa apontou que 4.504 dessas tentativas foram especificamente relacionadas a transferências ou boletos falsos, onde o golpista, fingindo ser um representante de banco, tenta confirmar uma suposta transação de alto valor e induz a vítima a fornecer dados que resultam no roubo de dinheiro.

A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 17 de junho com 2.508 entrevistados em todo o país, destacou também outros tipos de golpes envolvendo tecnologias de pagamento. Foram registrados 4.633 casos de suspeitas de preços suspeitos na internet, 2.506 casos de produtos pagos que não foram entregues, e 1.979 vítimas de golpes com pagamento via Pix ou boleto falso.

Além disso, 1.220 pessoas por hora foram vítimas de golpes financeiros via publicidade digital. Em termos de golpes físicos, 1.713 pessoas por hora receberam notas de dinheiro falso, e 482 sofreram o golpe da maquininha de cartão.

O levantamento também revelou uma tendência preocupante de subnotificação desses crimes. Muitas vítimas não registram boletim de ocorrência, especialmente em tentativas de golpes que não se concretizam. Por exemplo, enquanto 25% dos entrevistados suspeitaram de preços anormalmente baixos na internet, apenas 10% registraram o caso.

Roubo e furto de celular, junto com o golpe da maquininha, são os crimes com as maiores taxas de registro. No caso de celulares, 55% das vítimas reportaram o crime, enquanto 41% das vítimas do golpe da maquininha procuraram as autoridades.

Esses números revelam a necessidade de aumentar a conscientização e o combate a essas fraudes, que continuam a ameaçar a segurança financeira da população.

The post Brasil registra mais de 4.600 tentativas de golpe da falsa central telefônica a cada hora appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.