Confronto de torcedores do Peñarol com a polícia gera caos e vandalismo na orla do RJ

Dezenas de torcedores do Peñarol protagonizaram cenas de violência e vandalismo na orla do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (23). O grupo, que está na cidade para acompanhar a partida de ida da semifinal da Libertadores contra o Botafogo, se envolveu em uma série de confusões que resultaram em danos materiais e tumulto. Boa parte do grupo está cercado e preso pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, o confronto teve início por volta do meio-dia, após o furto de um celular em uma padaria por parte de um torcedor, que foi preso. A situação se agravou rapidamente, resultando em uma hora e meia de destruição e revolta por parte dos torcedores estrangeiros, até que reforços da PM e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local. A polícia informou que os torcedores serão escoltados para fora do estado e não poderão assistir ao jogo.

Violência nas ruas

Entre 12h e 13h20, torcedores do Peñarol, alguns com o rosto coberto, usaram paus, pedras e garrafas para atacar policiais e banhistas. O vandalismo atingiu até o mobiliário de quiosques na orla, com mesas sendo usadas como escudos e barracas transformadas em armas improvisadas. Uma moto foi incendiada no asfalto, enquanto o trânsito pela Avenida Lúcio Costa precisou ser interrompido por questões de segurança. Na areia, um carrinho de praia foi saqueado, e seus objetos usados ​​como armas pela turba.

Por volta das 13h15, o Batalhão de Choque chegou ao local e conseguiu controlar a situação. Um dos ônibus dos torcedores foi incendiado, e as forças de segurança, em maior número, conseguiram conter o grupo, forçando parte dos envolvidos a sentar no chão.

O início do caos

A confusão começou após a chegada de três ônibus de torcedores uruguaios à praia. As pistas da orla precisaram ser fechadas várias vezes devido à invasão dos torcedores no asfalto. Durante o tumulto, comerciantes disseram saques em seus estabelecimentos, e bombas de efeito moral foram usadas pela polícia para tentar controlar a situação. Até às 12h45, a PM ainda enfrentava dificuldades em conter o grupo, que estava em maior número.

O furto de um celular por um torcedor Uruguai em um quiosque foi o estopim do confronto. O responsável foi preso e encaminhado à 16ª DP após ser capturado por câmeras de segurança.

Histórico de violência

Esta não é a primeira vez que torcedores do Peñarol se envolvem em brigas no Rio de Janeiro. Em setembro, um confronto semelhante ocorreu na Praia da Macumba, próximo ao local do incidente de hoje. Em 2020, um torcedor do Flamengo foi morto após ser agredido pelos torcedores do Peñarol, e em 2019, cerca de 100 torcedores foram detidos após uma confusão na orla do Leme, na Zona Sul.

The post Confronto de torcedores do Peñarol com a polícia gera caos e vandalismo na orla do RJ appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.